Na UFGD, estudantes com filhos podem assistir aulas enquanto crianças têm recreação na Brinquedoteca

  • Assessoria/UFGD
Equipe da PROAE/UFGD informa que a Brinquedoteca passará por ampliação em 2023 (Foto: Divulgação/UFGD)
Equipe da PROAE/UFGD informa que a Brinquedoteca passará por ampliação em 2023 (Foto: Divulgação/UFGD)

Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que têm filhos com idade entre 4 e 10 anos podem levar suas crianças à Cidade Universitária durante seu período de aulas ou de outras atividades acadêmicas e fazer uso da Brinquedoteca UFGD Mitã Rory, espaço em que elas se divertem e recebem supervisão de servidores e de acadêmicos bolsistas. O projeto também está aberto para receber filhos e filhas de funcionários terceirizados e de servidores da UFGD, desde que haja vagas disponíveis.

Atualmente, a Brinquedoteca tem capacidade para acolher 14 crianças por período. Devido ao limite de atendimento, os pais e as mães devem agendar os horários em que precisam do serviço, para garantir que haverá vaga no espaço. Quem não faz o agendamento também pode levar a criança e, caso haja vaga, poderá deixa-la aos cuidados da Brinquedoteca. Para tanto, é necessário levar uma cópia da Certidão de Nascimento ou do Registro Geral (RG) e preencher um cadastro rápido.

O objetivo da Brinquedoteca UFGD Mitã Rory é oferecer recreação e lazer às crianças. Os brinquedistas não têm atribuição pedagógica ou terapêutica, portanto, não oferecem aulas de reforço, não ajudam nas atividades escolares, não trabalham a alfabetização, nem fazem diagnóstico ou acompanhamento terapêutico de crianças, mas brincam, divertem, conversam e trocam ideias, com momentos de intensa alegria, cuidado e descontração, deixando a criança ser criança. As normas de funcionamento estão disponíveis para consulta no Portal UFGD.

A Brinquedoteca fica no Bloco B da Unidade 2 (Cidade Universitária) e funciona nos três períodos. Pela manhã, o funcionamento é das 7h50 às 11h20; à tarde é das 13h20 às 16h50 e à noite, das 19h às 21h45. A iniciativa, que é um programa de assistência estudantil, é coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) da UFGD e foi implementada em 2019. O agendamento pode ser feito pessoalmente, na própria Brinquedoteca, pelo telefone 3410-2611 ou pelo e-mail [email protected] .

BRINCAR É TRABALHO

Uma brinquedoteca não é somente um lugar onde há muitos brinquedos disponíveis para as crianças. Antes de tudo, é o conjunto de pessoas que organiza um espaço, materiais e atividades que incentivam a criança a explorar ao máximo sua criatividade com segurança. A psicóloga Cintia Garbin orienta a equipe de brinquedistas da UFGD e explica que brincar não é uma atividade conduzida por adultos “divertidos” e “descontraídos”. Ser brinquedista é um trabalho que requer responsabilidade e compromisso de cuidado, mas, também, muita criatividade e disposição de pesquisar e aprender. Lidar com a infância exige, especialmente, estar disponível às demandas e às sugestões que as crianças trazem, enquanto brincam. Para isso, os brinquedistas passam por uma formação em que aprendem sobre o trabalho de brincar.

Estudantes de todos os cursos da UFGD podem se candidatar para as seleções de brinquedistas, pois o objetivo do espaço é reunir pessoas com diferentes formações e que possam trazer assuntos e conhecimentos diversos, de forma a enriquecer as brincadeiras. Além das atividades programadas nas salas da Brinquedoteca, as crianças também são convidadas a usar espaços da UFGD, como a quadra poliesportiva, a Biblioteca Central, os Museus de Ciências do Solo e de Entomologia, entre outros. Programações como soltar pipa, passear de bicicleta e caminhar pelo campus também são comuns para crianças e brinquedistas.

EXPANSÃO E MELHORIA DO ESPAÇO

Já está em curso um projeto de ampliação da Brinquedoteca, com o objetivo de atender a mais crianças em cada período de funcionamento. Recentemente, a UFGD firmou uma parceria com o Ministério Público Estadual, de modo a reverter valores de acordos judiciais na aquisição de materiais que possam ser usados no espaço. Essa parceria permitirá a expansão do serviço com qualidade. A previsão é de que o ambiente renovado já esteja disponível para atender a mais crianças no segundo semestre de 2023.

Além disso, há, ainda, um projeto para montar uma brinquedoteca dentro da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), com o objetivo de atender as famílias dos estudantes dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena Tekô Arandu e de Licenciatura em Educação do Campo. Os alunos desses dois cursos são, na grande maioria, moradores de aldeias e de áreas rurais. Eles assistem às aulas na UFGD de forma condensada: a cada semestre passam algumas semanas na universidade, tendo aulas durante manhã, tarde e noite, incluindo fins de semana. Como são muitos dias fora de casa, é comum que, em especial as alunas, tragam seus filhos para a universidade durante esse período. A ideia, portanto, é que a Brinquedoteca UFGD Mitã Rory da FAIND será adequada às especificidades das comunidades ali atendidas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.