Na câmara, manifestantes protestam contra aumento no valor da tarifa de ônibus (veja vídeo)
Mesmo sob vaias, projeto que prorroga a concessão da Medianeira foi aprovado pela maioria dos vereadores
Centenas de pessoas lotaram o plenário da câmara de Dourados na noite de ontem (18). Manifestantes protestavam contra o aumento na tarifa de ônibus e a prorrogação da concessão da empresa que explora o serviço no município, a Medianeira. Durante mais de 3h a maioria dos vereadores foi vaiada pelo público presente, que dizia ‘não querer saber de discurso’. Diversos cartazes ostentavam a indignação do grupo.
Porém, na sessão de ontem não foi colocado em pauta nenhum projeto que tratava do valor da tarifa. Foi votado na verdade um texto de autoria do executivo que prorroga o prazo de concessão da Medianeira, que poderá atuar no setor por mais 12 meses. O preço do passe seria definido em audiência pública na sexta-feira (21), no plenário da câmara, porém, a discussão foi adiada por tempo indeterminado pela prefeitura.
Já o projeto que prorroga a vigência do contrato do município com a Medianeira foi aprovado em primeira votação. O pleito definitivo será na próxima terça-feira (25). Contudo, baseado no que ocorreu na última sessão, a proposta deve ser aprovada, já que em primeira votação apenas três dos dezenove vereadores foram contra a proposta.
Durante vários momentos o presidente da casa, o vereador Idenor Machado, precisou paralisar a sessão temporariamente para que os ânimos exaltados fossem contidos, no entanto, o protesto foi pacífico e não houve indícios de violência. A indignação do público se manifestou apenas de forma verbal.
Protestos
Buscando uma solução para o impasse, os vereadores conversaram em separado com algumas lideranças do movimento, para os quais expuseram a opinião do legislativo sobre o tema, como também ouviram as reivindicações. Após a reunião, o jovem Leandro Camargo, acadêmico do curso de ciências sociais na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), teve o direito de usar a tribuna da câmara por cinco minutos.
O acadêmico disse que um dos maiores problemas da sociedade brasileira atualmente é a falta de uma boa representatividade. Ele afirmou que a população está indignada com o desperdício do dinheiro público e ao final do seu discurso disse: “Eu não poderia deixar de provocar, mas vossas excelências estão com medo do povo”, em seguida deixou a tribuna ovacionado pelos manifestantes.
Concessão
Apesar do clamor popular e da pressão dos manifestantes, os vereadores aprovaram em primeira votação a prorrogação da concessão da Medianeira, que atua no setor de transporte público em Dourados desde 1995.
O projeto de autoria do executivo foi encaminhado à câmara na última sexta-feira. Assinado pelo prefeito Murilo Zauith, o texto diz que a prorrogação se faz necessária para não ocorrer a interrupção do serviço, tendo em vista que o contrato com a empresa já expirou.
O texto diz também que o prazo de 12 meses é o tempo que o executivo pede para que organize uma nova licitação, que irá definir qual empresa deverá operar o serviço no município.
Veja o vídeo: