Marçal anuncia vinda da carreta da saúde à Dourados
Dourados receberá na próxima quarta-feira (12) a Carreta da Saúde. Uma iniciativa do laboratório Novartis através de convênio com o Ministério da Saúde, que busca a prevenção de doenças como a hanseníase dentre outras.
O equipamento vem ao Mato Grosso do Sul, pela primeira vez, em atenção ao pedido do Deputado Federal Marçal Filho (PMDB/MS) que conheceu a carreta em Brasília através do Ministério da Saúde, no ano passado, quando relatou o Orçamento da União para a Saúde de 2014.
O veículo que está no estado desde o dia 29 de janeiro. “Fiz todo o esforço para que a carreta viesse ao nosso estado, mas, especialmente à Dourados onde a questão da saúde é mais do que urgente” aponta Marçal.
O Deputado explica que também por isso, buscou apoio para ampliar as ações da carreta de forma que ela não fará só atendimentos na área de dermatologia. “Teremos ainda pediatria, clínica-geral, oftalmologia, psicologia além de aferições de pressão arterial, controle do diabetes e também várias atividades como palestras, oficinas, consultoria jurídica, brinquedos infláveis para as crianças e etc.” completa.
Pelo cronograma da carreta, no dia 12 ela vai estar no Grande Água Boa, no dia 13 vai atender o Grande Parque das Nações. Dia 14 o evento vai atender a Região do Cachoeirinha e 4º Plano, já no último dia em Dourados a carreta vai atender a região do Climax, Grande Flórida e Grande itália. Escolas estaduais nesses bairros receberão as atividades.
Para Marçal o problema da saúde pública em Dourados está longe de ser solucionado. “As ações da carreta são um alento, uma contribuição para essas pessoas que estão sofrendo com a falta dos serviços de saúde. É uma forma de minorar essa situação. Além de que será um dia de distração e conscientização quanto à importância da prevenção de doenças, como é o caso da hanseníase. Uma doença silenciosa que em quase todos os casos, quando diagnosticada já se encontra em estado avançado e de difícil tratamento” completa o Parlamentar.
Mais Saúde
Marçal Filho tem estado atento aos problemas que a população de Dourados vem enfrentando no acesso à saúde pública. Uma situação que se arrasta há alguns anos. “Já sabemos que além de mais investimentos e mais profissionais trabalhando, é preciso melhor gestão do dinheiro da saúde. Mas Dourados com as suas dimensões demográfica e econômica demanda também da criação de mais leitos. Este problema terá fim através da construção do Hospital Regional que viabilizamos ao final do ano passado por convênio com o
Ministério da Saúde, que prevê mais 250 leitos” explica o Deputado.O parlamentar lembrou ainda a construção do Pronto Atendimento Infantil – PAI, que apesar de já ter sido 100% paga pelo Governo Federal, desde abril de 2012, ainda não foi entregue à população. “Além do PAI temos o Caps – Centro de Atendimento Psicossocial, que também foi garantido através de recursos que consegui junto ao Ministério da Saúde. Infelizmente, nenhum desses espaços que poderiam melhorar a vida da população foi concluído pela Prefeitura Municipal” lamenta Marçal.