Marçal anuncia assinatura do Convênio para Hospital Regional
Documento deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nas próximas semanas
O convênio que garantirá a execução da primeira etapa das obras de construção do Hospital Regional de Dourados acaba de ser assinado pelo Secretário de Estado de Saúde, Antônio Lastória. O anúncio foi feito pelo Deputado Federal Marçal Filho (PMDB/MS) que conseguiu os recursos de forma extraordinária junto ao Governo Federal, no último dia de 2013.
O valor total do Convênio é de R$ 17 milhões de reais que serão pagos em parcelas pelo Ministério da Saúde. A expectativa do órgão é de que, ainda no primeiro semestre de 2014, as obras já tenham sido iniciadas. “Falta pouco para nossa gente começar a ver concretizado este que é um grande projeto” comemora Marçal.
Outra novidade foi informada pela assessoria da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, todo o projeto do Hospital Regional será apreciado pelo corpo técnico do Ministério da Saúde. De forma excepcional, o ministério vai cuidar da análise e aprovação da construção do Hospital Regional de Dourados. “Este é mais um motivo de comemoração, pois esta exceção faz com que nosso projeto ganhe atenção especial uma forma de prioridade”, explica o deputado.
O projeto como informado pela assessoria da Secretaria de Estado de Saúde, prevê mais 200 leitos hospitalares o que é tido pela Coordenação de Atenção Hospitalar do Ministério, como uma verdadeira revolução para atendimento da demanda existente na região.
Durante todo o ano de 2013, de muito trabalho do Deputado Marçal Filho em prol da viabilização dos recursos para o HR, o parlamentar recebeu moções apoio de várias lideranças da região, entre prefeitos, prefeitas, vereadores, presidentes de instituições, associações e líderes comunitários. “É uma satisfação saber que temos o apoio das lideranças da região, estamos fazendo jus ao que dizia Raul Seixas, que um sonho que se sonha só é um sonho apenas, mas aquele que se sonha junto, esso é realidade” completa Marçal.
O convênio assinado pelo Governo do Estado vai tramitar pela divisão de convênios do Ministério em Campo Grande a Dicon/MS, após a assinatura do Ministro Alexandre Padilha, em Brasília, segue para a publicação no DOU.
Marçal teve a oportunidade, através da indicação do seu Partido, na Câmara dos Deputados, de relatar o Orçamento da União para a Saúde em 2014. Esse trabalho possibilitou um maior acesso ao Ministério e com isso pôde também apresentar, defender e demonstrar a urgência e a importância do Hospital Regional de Dourados. “Acreditei nessa bandeira e tenho certeza de que pude com esses argumentos demonstrar ao Governo Federal que a situação da saúde pública de Dourados requer mais leitos e ainda mais investimentos” aponta o parlamentar.
Vale lembrar que Marçal Filho indicou no Orçamento da União deste ano (OGU/2014), através da Bancada do Estado, Emenda que vai garantir a conclusão do HR. A emenda garantiu a soma de R$ 25 milhões para o projeto.