Inscrições para curso de capacitação em Psicologia vão até dia 15
Encerram-se no dia 15 de fevereiro as inscrições para o II Curso de Capacitação Docente em Psicologia Pedagógica Concreta, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ao todo, são 60 vagas oferecidas para professores, coordenadores e diretores do ensino infantil, fundamental e médio da rede pública. Do total, 10 vagas são reservadas a professores que atuam também como supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em qualquer área de ensino.
As aulas, que têm início em 27 de março, vão até setembro de 2014 e acontecerão quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, no auditório I da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), na Unidade 2 da UFGD. O certificado concedido aos concluintes será de 60 horas e o cronograma das atividades avaliativas será fornecido ao longo do curso.
Para fazer a inscrição é preciso enviar mensagem com o título “Inscrição em Curso de Capacitação” para o e-mail [email protected], informando:
a) nome completo
b) RG
c) data de nascimento
d) local de atuação profissional
e) endereço residencial
f) telefone/celular/email para contato
Além dessas informações, o candidato deverá enviar uma declaração ou atestado da escola em que atua, comprovando seu vínculo ativo com o magistério público, bem como uma carta de motivação, digitada, expondo seu interesse em participar do curso. Os professores que atuam como supervisores do PIBID devem mencionar isso na carta de motivação.
O curso é coordenado pelo professor doutor Cristiano da Silveira Longo, professor adjunto da FCH, no curso de Psicologia, mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail de inscrição.
Programação do Curso:
UNIDADE 1. Apresentação do Curso
O Professor e seu papel: ou da “Psicologia do Mestre” e dos objetivos da capacitação
Função primordial do educador e da escola
Distribuição de material instrucional apostilado e orientações sobre leituras básicas e complementares do Curso
Critérios de avaliação
UNIDADE 2. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Pedagógica Vigotskiana
Psicologia Sócio-Histórica: o materialismo histórico e dialético, a lingüística russa, a antropologia e o espinosismo
Constructos teóricos fundamentais: aprendizado, desenvolvimento, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento real e potencial, mediação simbólica ou semiótica, periodização do desenvolvimento psicológico, linguagem, sentido e significado, atividade, o brincar, constituição do psiquismo, internalização do real
UNIDADE 3. Do Processo Pedagógico ou da Tarefa Educacional
Educação como Re-Criação da Vida
Escola como contexto de constituição das singularidades: relações interpessoais, processos de subjetivação, relação professor-aluno, atividades pedagógicas, contexto, aprendizagem e desenvolvimento
Concepção de aluno e concepção de professor
UNIDADE 4. Educação pelo Trabalho e pela Arte
Estruturação de atividades pedagógicas envolvendo situações de trabalho coletivo e criativo
Estruturação de situações-problemas em sala de aula
Discussão e análise de casos
UNIDADE 5. Temáticas Contemporâneas e fenômenos emergentes em contexto Escolar
Violência na escola e violência da escola
Indisciplina, desinteresse, desmotivação: etiologia do fracasso escolar
Cidadania e direitos humanos na escola
As novas configurações subjetivas na infância e adolescência
Orientação da afetividade, da moralidade e profissional a partir da escola