HU-UFGD tem projeto de visita à Maternidade: “Por uma vinda bem-vinda”

O objetivo é apresentar o local para as futuras mamães e acompanhantes para que conhecem o serviço oferecido e a estrutura

  • Assessoria/Ebserh
Foto: Divulgação/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD

O projeto “Por uma vinda bem-vinda”  trata da visita das gestantes à Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, que tem por objetivos: favorecer a interlocução da rede de cuidados de saúde pelas quais a gestante é assistida (rede de atenção básica de saúde e hospitalar); proporcionar um ambiente de acolhimento e compartilhamento de informação de qualidade as gestantes e acompanhante relacionados ao período de gestação, parto e puerpério; promover, por meio de rodas de conversa, um espaço permanente de diálogo e formação que possa viabilizar às gestantes informações relacionadas aos seus direitos e de seus familiares, visando proporcionar um parto humanizado e um acompanhamento perinatal de excelência.

As gestantes podem agendar, pessoalmente ou por telefone (67 3410 3000 – ramal 0347), sua visita na recepção da maternidade do HU-UFGD, que são realizadas às 18 horas nas terças e nas quintas-feiras.

O(A) acompanhante da gestante também será convidado a participar da visita.

As visitas são organizadas e coordenadas por residentes de enfermagem obstétrica; por acadêmicos do curso de medicina, psicologia, nutrição, relações internacionais; docentes e técnicos administrativos da UFGD.

No dia agendado, a gestante é acolhida na recepção da maternidade, passando pelos setores em que que possivelmente serão encaminhadas ao chegar no dia do parto (centro obstétrico e maternidade).  Serão apresentadas, ainda, as Unidades de Terapia Neonatal (UTIN) e Intermediária (UI), local que os bebês que tenham algum risco ao nascer são direcionados. Posteriormente, a gestante será convidada a se dirigir a uma da sala de reunião com dispositivos audiovisuais da UMC, a qual receberá orientações acerca do local onde possivelmente será realizado o parto e será esclarecida sobre os seus direitos, como, por exemplo, o direito ao acompanhante durante o parto.

As gestantes, que participarem das visitas, são convidadas para um workshop que é realizado em um sábado por mês, podendo ser no HU-UFGD ou na reserva indígena de Dourados (MS).

No workshop, serão discutidos temas como a gestação e suas etapas, mitos e verdade sobre a gravidez e o parto, tipos de parto, amamentação, papel do acompanhante, dentre outras dúvidas que surgirem.

O primeiro workshop está previsto para ser realizado no dia 26/08 na Aldeia Indígena Jaguapiru 2.


Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.