HU-UFGD recebe Auditor Geral da Ebserh
Em visita ao hospital, ele explanou sobre o papel da auditoria e falou sobre o concurso de boas práticas da Rede

No dia 16 de maio, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, recebeu o Auditor Geral da Ebserh, Adriano Augusto de Souza, que explanou e tirou dúvidas sobre o papel da auditoria nas entidades da Administração Pública, a importância do controle interno para a garantia da aplicação correta dos recursos públicos pelos agentes públicos e para auxiliar os gestores públicos na gestão das empresas governamentais.
“A auditoria interna é uma das atividades que toda e qualquer empresa pública ou qualquer entidade da Administração Púbica Indireta do Governo Federal, seja autarquia, fundação pública ou sociedade de economia mista, terá. É um mecanismo de controle que foi criado pelo Governo Federal no ano de 2000, justamente para a proteção de vocês, gestores, para auxiliá-los diante das auditorias externas”, explicou Adriano.
O superintendente do HU-UFGD, Dr Hermeto Macario Amin Paschoalick, deu as boas-vindas e falou sobre a finalidade da visita do auditor geral da Ebserh ao hospital: “O Dr. Adriano nos solicitou essa reunião para nos passar informes e uma série de orientações que são muito importantes para nós enquanto gestores para que a gente não cometa falhas indevidas nas ações diárias no serviço público, muitas vezes por questões de desconhecimento, ainda mais para nós que somos da área da saúde, ou por não conseguirmos acompanhar todas as mudanças da legislação".
O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Jones Dari Goettert, também esteve presente , ressaltou a importância do papel da auditoria nas instituições e convidou o Auditor Geral para, numa próxima vez, ir à universidade conversar com os integrantes do local.
Segundo o Auditor Chefe da Ebserh, o Tribunal de Contas da União (TCU) irá fazer, a partir do mês de abril, uma “Auditoria Operacional” na área de medicina, tanto nas Universidades, como também no âmbito da Ebserh, para saber quais foram as melhorias no processo de formação destes profissionais de saúde. “No caso da Ebserh, o TCU pretende avaliar quais foram as melhorias no processo de formação destes profissionais desde a criação da empresa, que completa 10 anos, e escolheu 12 hospitais da Rede para serem auditados”, destacou.
Apesar disso, Adriano afirmou que a Unidade prestadora de contas é única, ou seja, a Ebserh e os hospitais da Rede respondem como uma única unidade prestadora. “A cultura de que o ordenador de despesas é o único responsável por tudo já caiu há 16 anos. Hoje são os 2.057 ocupantes de cargos comissionados da Ebserh que respondem com seus CPFs nos casos de irregularidades apontadas pelo TCU.
Antes de ser aplicado, o projeto da auditoria do TCU passará por validação pela presidência da Ebserh, juntamente com a participação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação e a Diretoria de Administração e, somente depois de aprovado, é que de fato o TCU realizará uma auditoria operacional na empresa e em 12 hospitais da Rede.
“O Diálogo da Auditoria Interna com a Gestão do HU-UFGD, foi muito positivo, pois, com a palavra, o Auditor Geral, Dr. Adriano Augusto de Souza, concatenou a notória importância e relevância das ações de gestão da governança no âmbito das atividades de controle interno. A iniciativa da Auditoria Geral em alvitrar o concurso de boas práticas de controle interno no âmbito da rede Ebserh, tem como objetivo apresentar à empresa propostas para estimular e difundir as boas práticas de controle interno entre os hospitais da Rede, com fito de estabelecer uma forma mais dinâmica do benchmarking interno no compartilhamento das situações que contribuem para implementação de melhorias contínuas dos processos e agregação de valor à instituição. Por conseguinte, é possível depreender que a governança do HU-UFGD tem inúmeras iniciativas de projetos que podem se encaixar, minimamente, nos moldes das diretrizes preliminares do concurso e estamos confiantes que, o “nosso HU” tem grandes chances de concorrer a premiação, todavia, as ações e estímulos em envidar esforços pelos gestores em apresentar esses projetos em prol das melhores práticas, já podemos considerar que somos todos ganhadores, pois, quem “ganha” não é apenas o colaborador, outrossim, a instituição e a nossa sociedade”, explicou André Luiz De Souza Ferreira, Auditor do HU-UFGD.
Concurso de boas práticas
Ao final, o Auditor Geral da Ebserh convidou a todos para participarem do concurso de boas práticas da Rede Ebserh, que será lançado no mês de julho. “A ideia é ter um fórum que avalie a construção dos trabalhos dos gestores. A ideia é avaliar o antes e depois, isto é, a situação anterior e a situação atual a partir de uma medida de controle implementada. Se a medida de controle implementada funcionou, se deu um bom resultado, ela poderá ser replicada para a Rede.
Após, o auditor Adriano de Souza se reuniu com a alta gestão do hospital para apresentações e outros alinhamentos, em que foi servido um lanche regional com chipa e sopa paraguaia.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.