HU-UFGD realiza Avaliação Interna de Qualidade 2022
Um dos intuitos da avaliação é aperfeiçoar práticas de gestão visando uma prestação de serviço com maior eficiência e qualidade
Foi realizada, no período de 3 a 20 de outubro, a coleta de informações referente à Avaliação Interna de Qualidade (AVAQualis) de 2022 no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Esta atividade faz parte do Programa de Avaliação da Qualidade da rede de hospitais universitários ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e visa promover a gestão da qualidade, bem como a excelência na gestão em saúde no âmbito dos hospitais universitários federais.
O intuito da avaliação é analisar requisitos de qualidade padronizados pelo programa e, com isso, traçar o aperfeiçoamento contínuo dos processos de trabalho na instituição, visando qualificar o ensino e a prestação de serviços em saúde pela instituição à comunidade.
Para realizar essa avaliação, uma equipe de avaliadores internos está distribuída entre as unidades e setores do HU-UFGD. Esses profissionais realizarão a avaliação com base nos requisitos padronizados e dispostos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade.
AVAQualis na prática
AVAQualis é uma importante ferramenta de avaliação dos processos de trabalho institucionais. Na prática, passa-se a analisar as condutas de trabalho nos eixos de ensino, da assistência e da gestão, buscando fortalecer os pontos fortes e mitigar as inconsistências que dificultam ou atrasam a prestação de um serviço de qualidade. Mesmo antes da sua aplicação, todo o processo AVAQualis vem sendo desenvolvido e discutido com os gestores do hospital, nos Encontros de Qualidade realizados mensalmente, buscando de forma contínua melhorias nas práticas institucionais.
Rede Ebserh
Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.