HU-UFGD promove o simpósio: “Saúde e nutrição dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul”
Mais de 70 pessoas participaram do evento que foi organizado pelo Comitê de Saúde Indígena do hospital
Na terça-feira (23), na sala de aula 01 da GEP (Gerência de Ensino de Pesquisa) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh, promovi do pelo Comitê de Saúde Indígena e coordenado pela enfermeira especialista em Saúde Indígena, Luciana Comunian, aconteceu o Simpósio Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul.
O Simpósio teve por objetivo apresentar e debater junta a comunidade hospitalar a realidade nutricional dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul. O evento foi direcionado a comunidade hospitalar, em especial aos residentes, acadêmicos e colaboradores que realizam atendimento direto a população indígena.Na abertura do Simpósio, para composição da mesa diretiva, foram convidados o Superintendente do HU-UFG, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, representando a Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados, a Srª Livia Gussoni Basile, da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, a coordenadora do Comitê de Saúde Indígena, Enfermeira Luciana Comunian, a vice coordenadora do Comitê de Saúde Indígena, Enfermeira Rosimayre Viana Nascimento e , representando o Polo Base de Dourados do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, o nutricionista Caio Gustavo Simonelli.
Composição da mesa diretiva do evento
Para a mesa de discussões, o Comitê convidou a Professora Doutora em nutrição, Verônica Gronau, da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, a professora Doutora em psicologia, Catia Paranhos, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFGD, a enfermeira e pesquisadora, Gislaine Recaldes, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Indígenas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e o nutricionista, Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde, Caio Gustavo Simonelli , do Polo Base de Dourados do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul. A nutricionista residente em Saúde Indígena Suellen Tenório apoiou com as intermediações dos presentes junto aos palestrantes. O evento contou com a presença de mais de 70 participantes.
Para Luciana Comunian “essas discussões são importantes para sensibilizar a comunidade hospitalar quanto às particularidades/dificuldades que a população indígena enfrenta no seu dia-dia”.
O evento foi transmitido através do canal do YouTube: Ciência, Inovação e Cuidado em Saúde do HU-UFG:
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.