HU-UFGD encerra a programação da VI Semana de Segurança do Paciente
Evento teve transmissão em tempo real e contou com a participação do público interno e de representantes de outras instituições
Marcando a retomada das atividades presenciais, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) encerrou na quinta-feira (15) as atividades referentes à programação da VI Semana de Segurança do Paciente do HU-UFGD.
Contando com boa adesão o público interno e com a participação de representantes de outras instituições de Saúde do município de Dourados (Vigilância Sanitária, Hospital da Vida, Hospital Cassems), a programação incluiu a realização de sete palestras no auditório do HU-UFGD, com público presente e transmissão online em tempo real.
O tema deste ano foi “Segurança da medicação: medicação sem danos”. O Dia Mundial da Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro.
SEPSE
A data de abertura da VI Semana da Segurança do Paciente do HU-UFGD coincidiu com o Dia Mundial da Sepse (13 de setembro), o que foi marcado pela palestra de abertura da programação, com o tema “Sepse em foco: identificação e tratamento precoce”.
EBSERH
Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.