HU-UFGD discute viabilidade de espaço cultural indígena

Lideranças e cuidadores das comunidades indígenas comparecem no Hospital Universitário

  • Redação com Ebserh
Lideranças e cuidadores das comunidades indígenas reunidos no HU-UFGD (Foto: Divulgação)
Lideranças e cuidadores das comunidades indígenas reunidos no HU-UFGD (Foto: Divulgação)

No dia 16 de agosto de 2023, foi realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) filiado à Ebserh, sob a coordenação do Comitê de Saúde Indígena (CSI-HU-UFGD/Ebserh) e apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS), evento para discussão da viabilidade de criação de espaço cultural de práticas tradicionais indígenas que contemplem as etnias locais (Guarani, Kaiowá e Terena).

A convite do CSI-HU-UFGD/Ebserh compareceram lideranças e cuidadores das comunidades indígenas dos municípios da macrorregião de Dourados dos Polos-Base de Antônio João, Caarapó, Dourados, Japorã e Tacuru.

O HU-UFGD/Ebserh é o hospital de referência da região que tem o maior número de atendimentos e desempenha um papel fundamental no atendimento dessas comunidades, é reconhecido como o terceiro e maior hospital fora da região Norte no que se refere à internação da população indígena.

O respeito às práticas tradicionais terapêuticas culturais do processo saúde doença da comunidade indígena tem relevância social e legal e o HU-UFGD/Ebserh tem trabalhado na direção da adequação estrutural, levando em consideração os aspectos étnicos na humanização do cuidado.

O encontro iniciou-se com as falas dos NHANDERU e NHANDESY (anciãos e anciãs, detentores do conhecimento tradicional) que professaram seu ritual com cânticos tradicionais.

Entende-se por espaço tradicional um modelo de habitação de sapê comumente encontrados nestas comunidades, conhecidos também pelo nome de “casa de reza”. Devido ao fato de o ambiente hospitalar apresentar orientações técnicas arquitetônicas, sanitárias e de segurança que possam apresentar restrições no planejamento execução desse tipo de obra, é importante o diálogo transversal entre as partes interessadas para discutir possibilidades no fomento ao respeito cultural mútuo.

Participaram da reunião chefes e representantes do HU-UFGD/Ebserh de Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Unidade de Gestão da Segurança da Qualidade e Segurança do Paciente, Gerências de Atenção à Saúde, de Ensino e Pesquisa, e Administrativa, Superintendência, e também a chefia e a coordenação técnica do Polo Base Dourados/DSEI-MS.

O Comitê de Saúde Indígena (CSI) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) foi reestruturado em setembro de 2022, no intuito de reunir e aprimorar ações criando ferramentas para que o atendimento aos pacientes indígenas seja realizado de forma acolhedora e humanizada.

 Casa de Reza Kaiowá – Aldeia Jaguapiru – Dourados/MS
Casa de Reza Kaiowá – Aldeia Jaguapiru – Dourados/MS

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.