HU-UFGD celebrou Dia das Crianças com pacientes pediátricos
Acadêmicos do último ano de graduação da Psicologia da Unigran realizaram uma ação voluntária para os pacientes pediátricos

No dia 06 de outubro, acadêmicos do último ano de graduação da Psicologia da Unigran - Centro Universitário da Grande Dourados, realizaram uma ação voluntária em comemoração ao Dia das Crianças, para os pacientes pediátricos internados no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh.
A atividade, além de solidária, também faz parte da formação acadêmica que aborda o contexto hospitalar, da qual eles aprendem a importância do brincar na infância como parte do desenvolvimento saudável e, dentro do ambiente de saúde, para minimizar os efeitos traumáticos da internação, procedimentos e restrições clínicas.
Neste ano, foram 21 alunos que colaboraram com a doação de brinquedos novos, usados em bom estado de conservação e também comprados com verba arrecadada por eles totalizando: 160 mordedores e mais de 200 kits de brinquedos, incluindo livros e material musical para estimular o desenvolvimento, que ficará na brinquedoteca hospitalar.
Além da distribuição de brinquedos, os acadêmicos fizeram contação de história, apresentação de cantigas infantis, apresentação de histórias das princesas e do homem de ferro. Distribuíram desenhos para pintar, lápis de cor e fizeram o termômetro do humor, para estimular a criança a reconhecer o sentimento predominante e comunicar o acompanhante e a equipe de saúde, com o uso de emojis.
"Não sei dizer quem aproveitou mais, se os alunos ou as crianças. Mas digo, essa experiência é transformadora. Os alunos ficam muito emocionados quando conseguem tirar um sorriso de uma criança”, conta a professora Bruna Paes de Barros.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.