Greve na rede municipal de ensino de Dourados deve ser deflagrada segunda
Com isso, escolas e centros de educação infantil do município devem funcionar com 2/3 dos profissionais, já que 1/3 permanecerá de braços cruzados
Educadores da Rede Municipal de Ensino de Dourados aprovaram nesta quarta-feira (17), durante assembleia no Simted, sindicato da categoria, a deflagração de greve a partir de segunda-feira (22).
Com isso, escolas e centros de educação infantil do município devem funcionar com 2/3 dos profissionais, já que 1/3 permanecerá de braços cruzados, conforme determinações do Poder Judiciário.
De acordo com o Simted, a categoria continua mobilizada pelo cumprimento do Piso Nacional da Educação de 14,95%, definido pelo Ministério da Educação, para o Magistério e para o Administrativo Educacional.
“O sindicato continua solicitando ao prefeito Alan Guedes (PP) que retome a negociação salarial com a educação municipal, já que são várias pautas a serem debatidas com a comissão de negociação sindical, e apresente um projeto salarial à educação em separado das outras categorias, sem prejudicar servidores das demais secretarias e setores municipais”, detalha.
Em 2022, entraves nas negociações entre prefeitura e educadores motivaram greve deflagrada no dia 14 de março. A paralisação só foi suspensa em 5 de maio.
Na época, o prefeito Alan Guedes acabara de voltar de viagem internacional a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, razão pela qual permaneceu fora do município que administra de 5 a 12 de março.
Além disso, educadores e educadoras cobram da Câmara Municipal que não aprove a mudança na Lei 118/2007, já que simplesmente destrói a carreira de professor no município ao conceder o piso apenas para as letras L1 e N1, sem contemplar as demais progressões e promoções dos educadores.