Greve na rede municipal de ensino de Dourados deve ser deflagrada segunda

Com isso, escolas e centros de educação infantil do município devem funcionar com 2/3 dos profissionais, já que 1/3 permanecerá de braços cruzados

Educadores de Dourados vão deflagrar greve na rede municipal de ensino (Foto: Arquivo/Simted)
Educadores de Dourados vão deflagrar greve na rede municipal de ensino (Foto: Arquivo/Simted)

Educadores da Rede Municipal de Ensino de Dourados aprovaram nesta quarta-feira (17), durante assembleia no Simted, sindicato da categoria, a deflagração de greve a partir de segunda-feira (22).

Com isso, escolas e centros de educação infantil do município devem funcionar com 2/3 dos profissionais, já que 1/3 permanecerá de braços cruzados, conforme determinações do Poder Judiciário.

De acordo com o Simted, a categoria continua mobilizada pelo cumprimento do Piso Nacional da Educação de 14,95%, definido pelo Ministério da Educação, para o Magistério e para o Administrativo Educacional.

“O sindicato continua solicitando ao prefeito Alan Guedes (PP) que retome a negociação salarial com a educação municipal, já que são várias pautas a serem debatidas com a comissão de negociação sindical, e apresente um projeto salarial à educação em separado das outras categorias, sem prejudicar servidores das demais secretarias e setores municipais”, detalha.

Em 2022, entraves nas negociações entre prefeitura e educadores motivaram greve deflagrada no dia 14 de março. A paralisação só foi suspensa em 5 de maio.

Na época, o prefeito Alan Guedes acabara de voltar de viagem internacional a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, razão pela qual permaneceu fora do município que administra de 5 a 12 de março.

Além disso, educadores e educadoras cobram da Câmara Municipal que não aprove a mudança na Lei 118/2007, já que simplesmente destrói a carreira de professor no município ao conceder o piso apenas para as letras L1 e N1, sem contemplar as demais progressões e promoções dos educadores.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Anna Claudia

    Anna Claudia

    Que revolta!!!
    Ver um professor se humilhar por um salário digno é muito triste!!!
    O Professor esta acima de tudo na nossa vida, sem eles não temos orientação caminho a seguir!!! É através do Professor que tem outros profissionais, outras classes no mundo!!! Antes um Professor era reverenciado aonde ele chegasse!! Quando eu era menina quando o professor entrava na sala nó nos levantávamos em sinal de respeito!!! Hoje me doí ter que falar para os meus filhos que vão entrar em greve por falta de apoio até mesmo da POPULAÇÃO!!!!