Fundadora da primeira creche de Dourados, Josephina Capilé morre aos 86 anos

Ela marcou a história do município com trabalho filantrópico que resultou na formação de gerações de douradenses durante quatro décadas

Dona Josephina Fernandes Capilé fundou a primeira creche de Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)
Dona Josephina Fernandes Capilé fundou a primeira creche de Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)

Faleceu neste domingo (28), em Dourados, Dona Josephina Fernandes Capilé, fundadora da Creche Lar André Luiz, pioneira no atendimento educacional de crianças no município. Aos 86 anos, ela estava hospitalizada. O velório ocorre no Memorial Pax Primavera localizado na Rua Hilda Bergo Duarte, número 1135, na Vila Planalto. O sepultamento será às 16h.

Natural de Corumbá, onde lecionou por 10 anos, Dona Josephina chegou a Dourados em 1974, acompanhada do esposo Flamarion Capilé (in memorian) e da filha Katié, à época com 14 anos, para ajudar a cuidar dos sogros, Manoel Capilé Neto e Corina Silveira Capilé.

Em Dourados, a miséria na qual viviam muitas famílias locais preocupou dona Josephina. Diante dessa situação, ela e o esposo reuniram um grupo de amigos com o propósito de servir sopa para pessoas carentes, sobretudo crianças. Foi esse o ponto de partida para criação da creche.

Construída com absoluto empenho de Dona Josephina e seu marido Flamarion Capilé, além da ajuda de muita gente num terreno doado por Dona Adiles do Amaral Torres, a Creche André Luiz também teve o apoio do cantor Ney Matogrosso, que no início da década de 1980 fez um show em Bauru, São Paulo, e doou toda a arrecadação para aquela que seria a primeira creche de Dourados, inaugurada no dia 27 de dezembro de 1980.

Esse foi um presente dado ao município uma semana após o aniversário de 45 de emancipação político-administrativa.

No espaço localizado na Rua Wlademiro do Amaral, número 225, na Vila Amaral, quase 300 crianças com idade pré-escolar –de um ano e oito meses a cinco anos – eram atendidas em período integral, das 7h às 17h.

Essa entidade filantrópica, sem fins lucrativos, foi sempre sinônimo de excelência no ensino infantil e formou gerações de douradenses para o futuro.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Rosemarie Souto Martins

    Rosemarie Souto Martins

    Pessoas encantadoras❣️D. Josefina e Sr. Flamarion. Têm todo meu respeito e admiração❗️pessoas como eles só fazem nosso mundo evoluir❗️Sei que estão juntos agora … e que vão continuar trabalhando em prol dos necessitados no plano espiritual assim como faziam aqui❣️sempre serão lembrados com muito carinho por mim❣️