Evento Conexão para Transformar debaterá projeto de educação empreendedora para o ensino básico
No dia 16 de março de 2023 acontecerá o 1º Conexão para Transformar, evento que vai reunir membros do Celeiro do MS – Adegrand, com o objetivo de dar sequência a um projeto de educação empreendedora para escolas do Ensino Médio e Fundamental, em Dourados e região.
No encontro estarão presentes gestores públicos das áreas de educação e de desenvolvimento econômico, representantes de sindicatos rurais e de sindicatos comerciais e profissionais das instituições de ensino superior da região – em especial as direções das faculdades e das universidades, bem como, docentes ligados às áreas de empreendedorismo, de inovação, de educação para o empreendedorismo e de gestão pública. O evento será realizado no SEBRAE de Dourados, localizado na rua Presidente Kenedy, nº 855 - Praça do Cinquentenário, das 8h30 às 17h. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pela plataforma Sympla.
O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Território da Grande Dourados (Adegrand), uma associação que foi criada a partir dos encontros de formação do Polo de Lideranças do SEBRAE-MS. Em algumas reuniões do Polo de Lideranças, gestores públicos e representantes da sociedade civil discutiram a necessidade de introduzir o tema do empreendedorismo na educação básica, para que o processo educacional ajude a fomentar a criatividade, a inovação e a liderança das crianças e dos jovens da região da Grande Dourados.
O Celeiro do MS, nome fantasia da Adegrand, foi criado para ajudar a dar celeridade a processos que possam colaborar na implementação do ensino de empreendedorismo nas escolas, haja vista que os trâmites obrigatórios aos órgãos públicos são impedimentos para a agilidade da aplicação de projetos-piloto, especialmente quando se faz necessário adquirir materiais ou contratar serviços especializados e inovadores. O Celeiro do MS envolve lideranças dos 12 municípios da Grande Dourados, reunindo Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Glória de Dourados, Rio Brilhante, Maracaju e Vicentina.
O 1º Conexão para Transformar vai discutir a continuidade de projetos que já foram debatidos e validados no âmbito do Celeiro do MS. Os gestores se reunirão para trocar ideias sobre estratégias para oferecer educação empreendedora a jovens e a crianças, levando em consideração as especificidades dos municípios de Mato Grosso do Sul e das realidades diversas entre as escolas da região.
A UFGD é parceira da associação Celeiro do MS e um dos articuladores do 1º Conexão para Transformar é o servidor Ijean Gomes Riedo, que é técnico de laboratório da Divisão de Incubadoras da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e professor no curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Ijean reforça o convite para que outros professores da UFGD ligados ao tema da inovação e do empreendedorismo participem do evento – que está cadastrado como projeto de extensão da universidade.