Estagiários de psicologia desenvolvem ação-piloto no HU-UFGD

Ação surgiu devido a uma análise de três unidades da maternidade, que foi constatado que os profissionais apresentavam nível de estresse elevado em alguns plantões

  • Assessoria/Ebserh
A atividade teve como foco a diminuição do estresse e tensão do ambiente de trabalho (Foto: Divulgação/HU-UFGD)
A atividade teve como foco a diminuição do estresse e tensão do ambiente de trabalho (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

Nas noites de 03 e 10 de agosto,  foram realizadas ações para diminuir o estresse e a tensão no ambiente de trabalho para os colaboradores do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiada à rede Ebserh, conduzida pelas estagiárias de psicologia organizacional do HU-UFGD e orientada pelo psicólogo organizacional, Iury Viana.

A ação surgiu devido a uma análise de três unidades da maternidade (alojamento conjunto, CPN e Pago), que foi constatado que os profissionais apresentavam nível de estresse elevado em alguns plantões. Mesmo sendo algo visto em alguns momentos, a ação tem o caráter preventivo, de forma que os profissionais percebam quando estão com nível alto de estresse e como eles podem retornar ao equilíbrio. As estagiárias fizeram a análise das três unidades, verificaram quais demandas foram mais presentes e fizeram esse trabalho com os colaboradores.

Foram feitas técnicas de relaxamento, como controle da respiração e também alongamentos para diminuir as tensões físicas, bem como realizado a confecção de cartões de enfrentamento, que consiste na elaboração de impressos com frases para que o colaborador leia e transforme o pensamento, e sentimento, que não é condizente com o ambiente trabalho, em algo produtivo e benéfico para ele.

“Esta é uma ação piloto, que apresentamos para a chefia, mas que terá continuidade com outras ações, em parceria com a chefia da UMUL. A Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) tem o compromisso de auxiliar os colaboradores no que tange a sua saúde, e essa ação tem como foco ajudar os colaboradores a lidarem com os fatores estressores que podem contribuir para o desenvolvimento, ou agravamento, de uma psicopatologia. Ainda é uma ação em fase inicial, mas que pretendemos institucionalizar e transformar em uma ação para todo o hospital, incluindo os turnos da noite, que por vezes não são favorecidos com algumas atividades de bem-estar. A ideia é os estagiários que forem entrando, irem dando continuidade”, explica o psicólogo.

Acadêmicos no momento de aplicação da ação (Foto: Divulgação/HU-UFGD)
Acadêmicos no momento de aplicação da ação (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.