Enfermagem cobra materiais e insumos básicos da Secretaria de Saúde
Sindicato destaca caráter de urgência da necessidade de providências “visando à segurança dos profissionais de saúde, pacientes e meio ambiente” em Dourados
O Sindicato dos Servidores de Setores de Enfermagem da Grande Dourados oficiou nesta segunda-feira (5) o secretário municipal de Saúde, Edvan Marcelo M. Marques, e o diretor do Departamento de Atenção Primária, Vagner da Silva Costa, informando falta de materiais e insumos básicos.
Obtido pela reportagem da 94FM, o Ofício número 13/2021 destaca o caráter de urgência da necessidade de providências “visando à segurança dos profissionais de saúde, pacientes e meio ambiente”, de forma que os procedimentos invasivos não sejam suspensos, tais como coleta de exames de laboratório, imunobiológicos, medicações, soroterapias, pequenos procedimentos, entre outros.
Entre os materiais em falta, o sindicato menciona “coletor de material perfurocortante, de acordo com gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: devidamente identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento para armazenamento dos resíduos perfurocortantes”.
Os gestores municipais também foram informados sobre falta de esparadrapo, fita microporada, papel toalha, lâmpadas, lençol descartável, bolsa coletora de urina, dispositivo intravenoso das mais diversas numerações, teste rápido de gravidez, lâmina fosca, fixador celular, luva de procedimentos de tamanhos PP, P e M, sonda folley de numeração 16,18 e 20, equipo macrogotas, e agulha 40x12, abocath número 22 e 24.
Os profissionais de enfermagem pontuam ainda que a falta desses materiais e insumos já motivou paralisação em protesto durante o ano de 2020 e recordam que foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta) entre o Município de Dourados e o MPE-MS (Ministério Público Estadual) em processo que apontou a necessidade de regularização dos fornecimentos.
A 94FM entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados e aguarda resposta sobre essa questão.