Educadores de Dourados podem eleger nova diretoria após justiça barrar eleição há 10 meses

Educadores de Dourados devem se reunir na próxima sexta-feira para discutir possibilidade de nova eleição (Divulgação/Simted)
Educadores de Dourados devem se reunir na próxima sexta-feira para discutir possibilidade de nova eleição (Divulgação/Simted)

Diante do impasse jurídico que impede a diretoria eleita em novembro de 2014 de assumir o comando do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), os educadores do município podem promover uma nova eleição. Os filiados ao sindicato convocaram para a próxima sexta-feira (25) uma assembleia extraordinária.

De acordo com o Simted, o objetivo é “discutir a possibilidade de realizar uma nova eleição para escolha da diretoria do sindicato”. Ainda conforme o sindicato, os educadores convocaram esta assembleia por meio de um abaixo assinado, seguindo as regras previstas no artigo 7° do estatuto, no qual fala que a assembleia poderá ser convocada por no mínimo um quinto dos filiados, ou seja, 400 assinaturas.

“A Assembleia Geral poderá ser convocada pela Diretoria ou por 1/5 dos associados em um "Abaixo Assinado", especificando o motivo, em Edital afixado em locais de trabalho com antecedência mínima de seis dias da data prevista para a realização da Assembleia Geral, com a pauta a ser discutida”, especifica o artigo 7° do estatuto.

Segundo o Simted, em 15 dias os educadores colheram pouco mais de 500 assinaturas. “Esta decisão foi tomada em uma assembleia no dia 3 de setembro, onde foi discutida a situação da direção do Simted, depois que a chapa vencedora nas eleições de novembro do ano passado, foi impedida de tomar posse, no dia 2 de fevereiro por força de uma liminar judicial”.

O impasse jurídico surgiu após a eleição da chapa liderada por Gleice Jane Barbosa, que havia sido vice-presidente na gestão anterior. O professor Raphael Ramos Spessoto - impedido de disputar a eleição por ter tido a chapa impugnada pela comissão eleitoral instituída pelo sindicato – foi quem ingressou na Justiça para barrar a posse contestando a validade da disputa, que teve chapa única.

Depois que a Justiça de Dourados barrou a posse da diretoria eleita, o caso subiu para o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Na Corte estadual ainda não houve definições.

Neste período de quase dez meses sem que a Justiça decida o caso, o Simted passou a ser dirigido por uma Junta Governativa, eleita pela categoria em assembleia realizada no dia 6 de fevereiro.

A assembleia extraordinária será realizada na próxima sexta-feira, às 9h, na sede do Simted, na Rua Maria da Glória, número 670, na Vila Industrial.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.