Dourados vai receber 100 venezuelanos neste mês, maioria homens solteiros
A exemplo de outra leva de migrantes trazida em fevereiro, uma empresa sinalizou garantia de emprego formal para esses novos habitantes do município
O processo de interiorização de venezuelanos que buscam refúgio no Brasil deve trazer 100 pessoas para Dourados. Composto principalmente por homens solteiros, o grupo deverá desembarcar na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul no próximo dia 23 de março, um sábado. A exemplo de outra leva de migrantes trazida em fevereiro, uma empresa sinalizou garantia de emprego formal para esses novos habitantes do município.
De acordo com a Agência Brasil, o deslocamento desse grupo “será feito com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), que oferecerá bolsas de auxílio temporário aos venezuelanos realocados, e da Agência da ONU para Migrações (OIM), que fretará o avião”. “Com os mesmos incentivos, 30 beneficiários seguirão em voos comerciais também com ajuda da OIM e com bolsas de subsistência financiadas pela Agência da ONU para Refugiados”, detalha a publicação.
No dia 3 de fevereiro Dourados já havia recebido outros 99 venezuelanos, homens e mulheres que saíram de Boa Vista, capital de Roraima, e pernoitaram em alojamento do Exército Brasileiro, em Campo Grande.
A vinda dessas duas levas foi articulada por meio de acordo com a Operação Acolhida, que coordena a assistência emergencial a migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, segundo a Agência Brasil. Neste sábado, porém, o grupo esperado é formado principalmente por homens solteiros, conforme a publicação.