Dourados registra ventos fortes em dia de alerta de vendaval e tempestade
Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste registrou rajadas de 34 e 35 quilômetros por hora nas estações agrometeorológicas instaladas nas regiões sul e oeste do município
Em alerta de perigo potencial de tempestade e de vendaval, conforme aviso meteorológico emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município de Dourados já registrou na manhã desta quarta-feira (4) ventos fortes.
Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, as rajadas atingiram 34 km/h às 9h38 na estação agrometeorológica instalada na sede, região sul da cidade, e 35 km/h às 9h23 a oeste, onde estão instalados os equipamentos na Fazenda Experimental do Curso de Ciências Agrárias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
Nas duas localidades, foi emitido alerta de Ventos Fortes, com base na escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde “Calmo” (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até “Tornado” (velocidade superior a 100 km/h, escala 10).
O Guia Clima emite Alertas de Ventos Fortes são emitidos quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h ou superior.
De acordo com o Inmet, das 09h45 de hoje até 10h de quinta-feira (5) municípios da Grande Dourados estão em alerta de perigo potencial de tempestade, com risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
Já o alerta de vendaval emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia vai das 11h às 20h desta quarta-feira, como risco potencial de rajadas entre 40 km/h e 60 km/h.
Previsão do tempo elaborada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e divulgada no mais recente boletim Casa Rural aponta que a partir de quinta-feira (05) avanço de uma frente fria de fraca intensidade deverá ocorrer leve queda nas temperaturas máximas em parte do Estado.
Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20 e 40%. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 40 a 60 quilômetros por hora e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento com valores acima de 60 km/h.