Dourados registra aumento de violência contra a mulher em 32% no carnaval
Mesmo Dourados não realizando o carnaval como festa tradicional, não tendo trios elétricos, venda de bebidas alcoólicas em grandes quantidades e nem aglomerações de pessoas, a Delegacia da Mulher registrou que houve um aumento no índice de mulheres agredidas no período que compreende a semana comemorativa da ‘folia de momo’.
De acordo com a delegada titular, Rozeli Dolor Galego, a semana da folia teve um aumento correspondente a 32%, comparado ao mesmo período carnavalesco no ano passado. Este ano, foram registradas 29 ocorrências de violência doméstica e contra a mulher, enquanto em 2014 foram informadas 22.
Os douradenses em geral tem o costume de irem brincar em Fátima do Sul, portanto, os casos de violência são registrados no próprio município da folia, o que dificulta a precisão em número de mulheres douradenses que foram agredidas no carnaval.
Em Campo Grande, a delegacia da mulher registrou 110 casos de violência contra a mulher durante os quatro dias de festa do Carnaval deste ano. O número supera em 146% as ocorrências registradas no mesmo período de 2014, que somou 45 casos.
De acordo com a delegada, este número poderia ser ainda maior se as mulheres não tivessem medo de denunciar as agressões. “Denunciar é um ponto muito importante e que faz toda a diferença para diminuir os casos de violência. Só conseguimos trabalhar em torno do que chega em nossas mãos”, explicou.