Dourados está em alerta por calor intenso e perigo potencial para tempestade
Aviso meteorológico divulgado pelo Inmet aponta que calorão desta tarde pode dar lugar à tempestade com chuva e ventos intensos
Alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) inclui Dourados em uma zona geográfica com perigo potencial para tempestade entre o início da tarde desta terça-feira (16) e o final da manhã de quarta-feira (17).
O aviso aponta risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, hoje a temperatura teve seus extremos marcados, até agora, entre os 22.3ºC registrados às 4h22 e 34.1ºC às 12h41. Minutos depois, às 12h45, houve a sensação térmica máxima, de 35.8ºC.
Em intervalo semelhante de tempo, a estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município apurou que umidade relativa do ar despencou de 85% (3h59) para 42% (12h29).
Com essas condições climáticas, o Guia Clima emitiu alerta de muita atenção por riscos à saúde humana, informando que “o calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”. “Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento”, detalhou.
Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, em seu site “a sensação térmica devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar é medida pela Temperatura Aparente ou índice de calor”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, acrescenta.