Douradense critica demora na saúde de Dourados “estou sofrendo há oito meses esperando uma cirurgia”

Douradense critica demora na saúde de Dourados “estou sofrendo há oito meses esperando uma cirurgia”

Mãe de dois filhos, a douradense Franciele Santos, 26 anos, usou as redes sociais para desabafar sobre o atraso no atendimento da saúde pública do município. “Vai fazer oito meses que sofro com pedra na vesícula, freqüentando o Hospital da Vida (HV) quase todos os dias”, explicou.

Ela conta ainda que está com todos os exames prontos e seu quadro vem piorando. Com um bebê de sete meses, há 15 dias Franciele não consegue pegá-lo no colo por conta da dor. “Vou ao hospital me aplicam soro e me mandam de volta. Me disseram que ainda tem 123 pessoas na minha frente, mas eu preciso de ajuda, não posso mais esperar tanto tempo”, desabafou.

Pedra na vesícula, uma bomba-relógio

O rompimento da vesícula biliar assemelha-se ao apendicite, pondo o paciente em risco de morte devido à possibilidade de infecção generalizada”, explica o cirurgião Renato Rezende, em uma entrevista sobre o assunto.

A vesícula biliar é um órgão auxiliar do fígado. Funciona como um armazém que libera a biles quando há alimentos no estômago. Acabou a digestão, a vesícula volta a armazenar a bile.

Os cálculos começam a se formar quando a vesícula não consegue liberar todo estoque de biles regularmente. A biles é uma substância cuja composição inclui colesterol e cálcio. Esses resíduos que se depositam nos dutos que levam até a vesícula são a grande preocupação dos médicos.

A literatura médica indica que as mulheres são as mais efetadas pelo problema na proporção de um homem para cada três mulheres. Cerca de 15% da população desenvolve cálculo na vesícula ao longo da vida, muitas vezes de forma até mesmo assintomática.

Apesar de existirem medicamentos e tratamentos que tentam minimizar os sintomas provocados pelo cálculo vesicular, o melhor tratamento ainda é a intervenção cirúrgica. No procedimento, a vesícula é simplesmente retirada, assim como ocorre quando ocorre a inflamação do apêndice.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • cleci

    cleci

    NADA MUITO DIFERENTE DO QUE TA ACONTECENDO COM MINHA MÃEZINHA DE 89 ANOS, A MAIS DE UM ANO ESTE NA ESPERA DE UM APARELHO AUDITIVO, PELA UNI AUDI,, PRIMEIRO TIROU O MOLDE E FOI PERDIDO TB. DEPOIS TIROU OUTRO MOLDE, MAIS NADA. HJ FUI LA ME FALARAM QUE A SECRETARIA DE SAÚDE, NÃO ESTA LIBERANDO. NÃO SEI MAIS COMO FAZER. SOCORRRRROOOO. SAÚDE PUBLICA.

  • lucimar

    lucimar

    e eu há um ano e seis meses esperando por cirurgia de cisto e endometriose

  • irani

    irani

    eu tambem to nessa esses dias atraz eu fiquei com dor durante 12 horas to lascada se tiver que esperar essas 120 e tantas pessoas aaffsssssssssssss

  • Eoranis

    Eoranis

    Minha querida Francielli voce está a 08 meses e eu estou esperando a 05 anos para fazer essa mesma cirurgia, na epoca eu tinha 38 anos hoje estou c/ 43 anos, e é a terceira vez que arrumo os papeis e é estraviado, nem se quer passei pelo especialista ainda!!

  • vanderlei

    vanderlei

    outubro tem eleicao mudança ja minha gente ...