Dia Mundial de Doação de Leite Humano é amplamente comemorado no HU-UFGD

  • Redação com Ebserh
A data foi celebrada com uma semana inteira de atividades para conscientização e agradecimentos (Foto: Divulgação/HU-UFGD)
A data foi celebrada com uma semana inteira de atividades para conscientização e agradecimentos (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

Nos dias 09, 14, 15, 16 e 17 de maio, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh organizou uma semana repleta de atividades para celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Com objetivo de estimular a doação de leite materno e promover debates sobre a importância do aleitamento materno, em 19 de maio é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.  De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.

No dia 09 de maio, foi realizada uma celebração em parceria com a Casa da Gestante do Dia das Mães com as doadoras internas em que foram passadas orientações sobre doação de leite humano e sua importância para os receptores, bingo, lanche e entrega de lembrança.Nos dias 14, 15 e 16 foram realizadas visitas da Unidade da Mulher e da Criança do hospital para realização de orientações e panfletagem sobre doação de leite humano.

No  dia (17) aconteceu a solenidade que contou com a presença de autoridades do hospital e da Rede Básica de Atenção à Saúde de Dourados onde o BLH e equipes realizam apresentações.  O grupo musical “As Seresteiras” também tocou e cantou músicas durante o evento. Após foi ministrada a palestra “Conversando com a Rede Básica d Saúde do Município de Dourados” e apresentação de vídeos (com as doadores e com os bebês receptores).Ao final, foram feitos agradecimentos e homenagens aos envolvidos.

“Muitas mulheres não sabem que o pouco que doam faz diferença. Um litro de leite pode alimentar até dez crianças que estão na UTI, que são de baixo peso. Às vezes 1ml é o necessário para nutrir um recém-nascido a cada refeição”, explica Erika Leite Ferraz Libório, Chefe da Unidade de Nutrição Clínica.

A enfermeira Neiva Ney Gomes Barreto ressalta a importância do leite humano: “esse leite é fundamental para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele, o recém-nascido se desenvolve de forma saudável, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarreias e alergias”.

O Banco de Leite Humano do HU-UFGD

Localizado na Ivo Alves da Rocha, 558, Altos do Indaiá, o Banco de Leite denominado Hilda Bergo Duarte funciona de domingo a sábado, das 7h às 11he das 12h às 19h, oferecendo também coleta domiciliar para facilitar a contribuição das doadoras.O leite coletado é essencial para alimentar bebês internados na UTI Neonatal e na UCI Neonatal, fornecendo suporte vital para aqueles que não podem ser amamentados diretamente por suas mães. As doações externas desempenham um papel fundamental em ajudar mães que, por diversos motivos, não conseguem produzir leite em quantidade suficiente para seus filhos.

Para contribuir com essa causa nobre e salvar vidas, entre em contato pelo telefone 67-3410-3002 e saiba mais detalhes de como fazer sua doação de leite materno.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.