Descarte irregular e queimadas lideraram atendimentos da Guarda Municipal Ambiental
Guarda Municipal Ambiental de Dourados registrou 1.720 atendimentos ao longo do ano de 2023
Em 2023, a Guarda Municipal Ambiental de Dourados registrou 1.720 atendimentos e dentre as principais demandas atendidas, destacam-se 217 ocorrências de queimadas, 298 de descarte irregular de resíduos, 39 atendimentos de corte e supressão de árvores, além de ações relacionadas à causa animal.
Foram lavrados 371 procedimentos ambientais resultantes das fiscalizações exercidas pela GMA, sendo 148 Laudos de Constatação, 141 Notificações e 82 Autos de Infração.
Ainda segundo a Guarda Municipal Ambiental de Dourados, houve 670 rondas em áreas de proteção aos mananciais e unidades de conservação ambiental, bem como das reservas ambientais, parques, lagoas, rios e represas.
Na divulgação feita nesta sexta-feira (12), a GMA pontua que suas equipes demonstraram agilidade e eficiência ao atender chamados de situações emergenciais como queimadas e descartes de resíduos, especialmente em situações de extravasamento de esgoto, minimizando danos ambientais e conscientizando a população sobre a importância da preservação.
"As rondas patrimoniais foram intensificadas, resultando em maior vigilância e prevenção de infrações", detalha.
Na proteção das áreas verdes, foram feitas ações de fiscalização ao corte e supressão de árvores sem a devida autorização. Além disso, os atendimentos em apoio a resgates de animais em situação de maus-tratos demonstram a preocupação em garantir o bem-estar e segurança dos animais.