Délia faz seis mudanças no 1º escalão
Novos nomes de secretários municipais foram oficializados nesta segunda-feira pela prefeita de Dourados
A prefeita Délia Razuk (PR) formalizou nesta segunda-feira (26) seis mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Dourados. Foram nomeados novos responsáveis pelas secretarias municipais de Educação, de Planejamento, de Cultura, de Obras, e de Agricultura Familiar e Economia Solidária, além da Comunicação.
Leia também:
-Secretariado consumiu mais de R$ 50 mil com diárias e 'despesas miúdas' no ano
Aos 72 anos, Albino Mendes assume o lugar de Elizabeth Rocha Salomão no comando da Assessoria de Comunicação e Cerimonial. Ela foi exonerada a pedido (pediu para sair) do cargo de provimento em comissão de "Assessor de Comunicação e Cerimonial", símbolo "DGA-2".
NEPOTISMO
Presidente local do Partido da República, ao qual é filiada a prefeita, Albino Mendes foi nomeado no primeiro dia do atual mandato diretor-presidente da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). No dia 9 de fevereiro de 2017 pediu exoneração porque temia ser acusado de nepotismo, já que seu filho, o médico Everton Basilio Pacco Mendes, fora nomeado Diretor Técnico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), administrada pela Fundação.
CANDIDATO
Outro nome oficializado hoje pela prefeita foi o de Marcos Roberto Soares, conhecido como Marcão da Sepriva. Candidato a vereador nas eleições de 2016 pelo PEN (Partido Ecológico Nacional), ele obteve 1.042 e não conseguiu ser eleito. Contudo, já no segundo dia do atual mandato foi nomeado Assessor Especial II na Secretaria de Obras. Agora, assume a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Com essa nomeação, Marcão da Sepriva substitui Landmark Ferreira Rios, que nem por isso deixará os quadros da administração pública municipal. Secretário desde a gestão passada, ele agora será o titular da Secretaria de Assistência Social no lugar de Ledi Ferla, outra remanescente da gestão Zauith e que agora pediu para sair.
EDUCAÇÃO
Renato Marin Machado Faria, professor efetivo há 18 anos da Rede Municipal de Ensino, foi oficializado hoje secretário de Educação. Diretor da Escola Municipal 'Weimar Torres', substitui Denize Portolann de Moura Martins em meio à crise da dispensa de alunos por falta de professores nas escolas e centros de educação infantil do município.
Nomeada secretária municipal de Administração logo no início da atual gestão, Denize Pelo Decreto deixou essa pasta para assumir a Educação (interinamente em março e depois titular em abril) no lugar de da Silva Milan Conti, a primeira secretária do primeiro escalão a pedir para sair - sem recomendação do MPE - no atual mandato.
PLANEJAMENTO
"Carlos Dobes Vieira, até então diretor de Geoprocessamento, com 12 anos de carreira no Município, para a Secretaria de Planejamento", conforme divulgado pela prefeitura. Essa pasta era comandada interinamente desde dezembro passado por Tahan Sales Mustafa, titular da Secretaria de Obras.
Planejamento deixou de ter um secretário titular depois que José Elias Moreira pediu para sair. Prefeito de Dourados na década de 1980, ele alegou divergências com técnicos da Secretaria de Obras quando houve discussões sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
CULTURA E SAÚDE
Na Secretaria Municipal de Cultura, Jorge Augusto Ramos Lopes, o 'Peu', passa a ser titular. A pasta era comandada interinamente desde a saída de Gil de Medeiros Esper, que pediu para deixar os quadros da administração pública municipal no início deste mês de fevereiro.
Outro anúncio feito hoje pela prefeita foi a nomeação do enfermeiro Márcio Grei Figueiredo como secretário-adjunto de Saúde. A pasta tem como titular o médico Renato Oliveira Garcez Vidigal.