Decreto libera abertura do comércio até 21h e proíbe eventos e prática de esportes coletivos

  • Redação 94 FM
Comércio poderá funcionar até mais tarde - Foto: A. Frota
Comércio poderá funcionar até mais tarde - Foto: A. Frota

Decreto publicado no Diário Oficial da Prefeitura na tarde desta quarta-feira (16) liberou a abertura do comércio no período da noite e estendeu o funcionamento das lojas até mais tarde aos sábados. Por outro lado, suspendeu o funcionamento de eventos e comemorações e a prática de esportes coletivos ao ar livre ou em ambiente fechado.

Assinado pela prefeita Délia Razuk, o decreto entra em vigor amanhã, tem validade de oito dias,  e traz que o comércio poderá funcionar de segunda a sexta-feira das 08h às 21h e aos sábados das 08h às 18h.  Já o shopping center, de segunda a sábado, as lojas abrem das 10h às 21h e a praça de alimentação das 11h às 21h. Aos domingos: lojas das 14h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 20h.

Mercados e atacados abrem de segunda a sábado das 7h30 às 22h; os restaurantes, de segunda a sábado, das 11h às 21h. Já os bares poderão funcionar de segunda a sábado das 10h às 21h e as conveniências de segunda a sábado das 08h às 22h.

Ficou mantida a vedação de consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas, bem como continua proibido a permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite. A partir das 22h fica vedada qualquer forma de venda de bebidas alcoólicas.

Ainda conforme o decreto, fica suspenso o funcionamento de eventos e comemorações; prática de esportes coletivos, independentemente de ser ao ar livre ou em ambiente fechado; prática de artes marciais em academias, dojos, studios e similares; bibliotecas e museus; teatros, cinemas, arenas; e parques públicos.

Também está proibida a aglomeração para uso de narguilé, tereré incluindo o compartilhamento de utensílios ou objetos que possam favorecer a disseminação do coronavírus. Também não é permitido a aglomeração de pessoas em qualquer recinto, sob pena de infração.

As igrejas e academias poderão funcionar normalmente todos os dias, desde que cumpram as regras já impostas a elas de biossegurança, com uso de máscara, distanciamento e ocupação de 30% do espaço.

Confira aqui o decreto na íntegra. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • ANDREIA MELLO

    ANDREIA MELLO

    O UNICO LUGAR QUE AS CRIANCAS TEEM PARA GASTAR TODA SUA ENERGIA, TER UM MOMENTO PARA CONVERSAR COM OS COLEGAS, CLARO QUE TOMANDO TODOS OS CUIDADOS, SE PARAREM PARA PENSAR NOSSOS JOVENS QUE NAO PRATICAM UM ESPORTE, ESTAO VEGETANDO, TEM QUE ABRIR AS ACADEMIAS SIM, SOU CONTRA ESSA BALELA TODA.
    CRIANCAS TEM QUE PRATICAR ESPORTE SIM.
    ESTOU ME SENTINDO DECEPCIONADA COM ESSE DECRETO.

  • ANDREIA MELLO

    ANDREIA MELLO

    SOU CONTRA FECHAR AS ACADEMIAS!
    POIS E DEVIDO A PRATICA DE ESPORTES QUE NOSSAS CRIANCAS CRIAM DEFESA.
    INFELIZMENTE!
    OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.

  • Rogério

    Rogério

    Esse decreto só favorece quem tem dinheiro para os comerciantes vai lá no shopping nas lojas lá sim está aglomeração um em cima do outro as lotéricas e bancos pior ainda parece que não tem pandemia ou seja durante o dia ninguém pega coronavírus agora depois das 22:00 todo mundo pega ou seja só favorece quem tem dinheiro.

  • Rafael

    Rafael

    O comercio até entendo estender o horário, mas do que adianta colocar um toque de recolher com uma proibição de consumo e venda de bebidas depois das 22 horas sendo que não esta tendo uma fiscalização nessa cidade. Não temos policia nem para atender ocorrência ainda mais para fiscalizar, nossa policia militar esta mais sobrecarregada do que tudo, nossa secretaria de segurança publica esta sucateada. a GM de dourados nem contingente tem para essas fiscalizações, ir atrás só dos comerciantes do centro não é fazer fiscalizações. Nos bairros as conveniências e bares estão lotadas, tem conveniências que estão com aglomeração ate de entregadores. Essa cidade foi para o lixo nesse desgoverno DELIA. Queria ver todos serem peitudos e exigir reembolso por conta de alvará, muitos pagam alvará especial para funcionar ate mais tarde. Queria ver irem na justiça contra essa prefeitura LIXO...

  • Joane

    Joane

    Isso é uma vergonho Délia q está fazendo, os parques estares fachados. Que venha logo dia 1/01/2021

  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    A D O R E I !!!!
    Gente a Vida tem que continuar!!
    Só vai no comércio a noite se realmente vc não pode ir em outro horário!!
    Tem pessoas que trabalha em turnos diferentes nas empresas fica inviável ir no centro de dia!!! Pessoas com mais idade ficam em casa ou procure ir pela manha no centro, onde eu penso que menas aglomeração!!!
    Gente se todo mundo se cuidar , não precisamos parar nada!! Infelizmente as pessoas que estão indo são pessoas que tem alguma fragilidade, então se vc tem um familiar assim, redobre o cuidado!!!