Decreto expedido pela prefeitura reajusta IPTU em 10,73% para 2022 em Dourados

Imposto Predial e Territorial Urbano é a maior fonte de receitas do município, com arrecadação de R$ 105.960.167,13 em 2021, entre valores lançados, dívida ativa e juros

Vencimento do IPTU ocorrerá em 10 de fevereiro 2022 para a cota única (Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação/GovernoMS)
Vencimento do IPTU ocorrerá em 10 de fevereiro 2022 para a cota única (Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação/GovernoMS)

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) cobrados pelo Município de Dourados serão reajustados em 10,7304% a partir de 2022.

Isso é o que estabelece o Decreto n° 912, de 21 de dezembro de 2021, expedido pelo prefeito Alan Guedes (PP) em edição extraordinária do Diário Oficial de quinta-feira (30).

Maior fonte de receitas do município, com arrecadação de R$ 105.960.167,13 em 2021, entre valores lançados, dívida ativa e juros, o IPTU poderá ser pago em cota única e em parcelas de até 10 vezes, para o contribuinte escolher a forma adequada ao seu caso.

Segundo a norma, o vencimento ocorrerá em 10 de fevereiro 2022 para a cota única e para a primeira parcela e no dia 10, ou dia útil subsequente, dos meses subsequentes para as demais parcelas.

Juros de mora e multa de mora incidirão sobre o imposto após o vencimento. A segunda via dos boletos pode ser retirada na Central de Atendimento do IPTU ou pelo site oficial da prefeitura, o www.dourados.ms.gov.br.

O desconto para pagamento, até o vencimento, da cota única, será de 20% do imposto devido para o contribuinte sem débitos relacionados ao Cadastro Imobiliário Municipal.

Contribuintes com débitos de exercícios anteriores relacionados ao Cadastro Imobiliário Municipal, devidamente parcelados e com pagamento rigorosamente em dia, podem obter 15% de desconto, percentual que cai para 10% para quem tem débitos vencidos de exercícios anteriores relacionados ao Cadastro Imobiliário Municipal.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Solange de oliveira Silva

    Solange de oliveira Silva

    Eu acho um absurdo todo esse aumento nos impostos . Pois nada mudou, se a capital não reajustou porque aqui esse aumento todo e não temos nada , não temos segurança , as ruas estão sujas , falta remédio até para pressão arterial nos postos de saúde , médicos então nem se fale . Estou passada com esse prefeito que eu mesma ajudei a Eleger .

  • Julio

    Julio

    No ano passado impôs toque de recolher, impôs guarda municipal para fiscalizar, fechou a abandonou os parques, aumentou sensivelmente seu salário e de seus colaboradores. Esse ano começa com aumento de impostos. Um aviso: o povo não é bobo. Não vivemos de propaganda mas de ações concretas que beneficiam a sociedade como um todo.

  • João Paulo Silva

    João Paulo Silva

    Aumentar imposto e seu salário eh fácil, quero ver eh trabalhar para o bem do povo , melhorias de urbanização e saneamento a cidade está jogada , mato pra todo lado parques abandonados , postos de saúde fechados , deves estar esperando próximo temporal pra pedir verba federal .

  • Fernando

    Fernando

    O que o atual prefeito já fez na sua administração por Dourados? O que de diferente tem das administrações anteriores? Saúde? Escolas? Asfalto? Iluminação pública?