Cratera misteriosa cheia de pneus surge em depósito da prefeitura e intriga moradores
Uma cratera misteriosa que surgiu num depósito da Prefeitura de Dourados intrigou moradores vizinhos ao local, às margens da BR-163, na saída para Caarapó. Segundo testemunhas, o enorme buraco escavado do dia para noite estava cheio de pneus que foram carregados em caminhões numa operação ágil e aparentemente sigilosa, já que ocorreu na noite de segunda-feira (10).
Leitor da 94 FM que preferiu não se identificar questionou a situação, uma vez que o município possuiu convênio com a empresa Reciclanip, de São Paulo, responsável por receber os pneus velhos e recicla-los longe da terra douradense.
Em publicação do dia 16 de janeiro deste ano, a Prefeitura de Dourados informou que “o ecoponto de pneus inservíveis está funcionando junto à garagem da prefeitura, no bairro Chácara Trevo, onde é recebido o material descartável”. Na mesma ocasião, informou que o Imam despacha de 8 mil a 10 mil pneus usados por mês através da empresa Ecopneus, de Campo Grande, responsável pela retirada do material e encaminhamento ao território paulista.
Esse ecoponto mantido pela prefeitura é polêmico. Em fevereiro de 2013, durante visita ao local, o vereador Elias Ishy (PT) constatou a existência de inúmeros criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Em sua maioria, os pneus estavam amontoados sem qualquer cobertura e cheios de água acumulada.
Um ano após essa situação ser normalizada, em fevereiro deste ano, houve um incêndio no barracão onde os pneus estavam acumulados. O fogo começou no início da madrugada do dia 13 daquele mês e deixou prejuízos materiais no espaço público, pertencente ao município.
Apesar da curiosidade manifestada pelos leitores por causa da cratera misteriosa, a prefeitura diz que não há nada que mereça alarde. Através de um assessor de comunicação, informou que os pneus enterrados foram descobertos recentemente, depois que foi feito um leilão de sucatas que estavam no local.
“Quando tiraram os carros para leilão detectaram algo estranho e cavando descobriram os pneus. A prefeitura abriu o buraco, está tirando todos os pneus e está mandando para o depósito ao lado”, garantiu o assessor, alegando não saber em qual gestão municipal os pneus foram enterrados.