Conselho quer saber o que prefeitura fez com R$ 217 mil do transporte escolar

Conselheiros que acompanham aplicação de recursos do Fundeb em Dourados afirmam que Secretaria Municipal de Fazenda não deu respostas sobre denúncias de irregularidades

Denúncias de irregularidades com recursos federais não foram esclarecidas pela prefeitura, segundo conselheiros (Foto: A. Frota)
Denúncias de irregularidades com recursos federais não foram esclarecidas pela prefeitura, segundo conselheiros (Foto: A. Frota)

A Prefeitura de Dourados deve esclarecimentos sobre o que foi feito com mais de R$ 217 mil destinados ao município pelo governo federal ano no passado através do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar). Isso é o que concluíram os membros do Comacs/Fundeb (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que aprovaram com ressalvas balancetes analisados na semana passada. 

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Durante reunião ordinária realizada no dia 21 passado, os conselheiros Diogo Ferreira de Moraes, Marli Leite de Souza, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Tânia Margarete Gavilan, Telma Siqueira, e Deborah Salette da Cruz tiveram como pauta a análise dos balancetes de novembro e dezembro de 2017 referente ao Fundeb. Essa fonte de recursos da União rendeu R$102.355.503,55 à prefeitura naquele ano, conforme dados disponíveis no Portal da Transparência do município.

De acordo com a ata desta reunião, tornada pública em edição extraordinária do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (29), embora tenha sido acionada pelo Conselho, a Secretaria Municipal de Fazenda não enviou resposta ao Ofício (n. 001/2018/COMACS) com “solicitação de esclarecimentos pelo FNDE sobre denúncias de supostas irregularidades relacionadas aos repasses dos recursos oriundos do FUNDEB (Ofício n. 2616/2018/Dgfse/Digef – FNDE)”.

ESTRANHAMENTO

“Sendo assim, em unanimidade, após análise dos balancetes, os conselheiros optaram por aprová-los com ressalvas, até que se tenha resposta plausível e esclarecedora das denúncias em questão”, relata o documento. Contudo, os membros do Conselho pontuaram haver necessidade de mais respostas por parte da administração municipal.

“Havendo dúvidas e estranhamento, ainda, quanto ao valor utilizado dos recursos do PNATE/2017 (menos de 50% do valor total no ano), os Conselheiros levantaram a sugestão de uma conversa com o responsável pela frota de Transporte Escolar, a fim de levantar o motivo do não uso total do recurso, visto que é para custear despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria, recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo ou, no que couber. Serve, também, para o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar”, documentaram na ata.

DÚVIDAS

Na prática, os conselheiros querem que a Prefeitura de Dourados responda o que foi feito com mais de R$ 217 mil. Isso porque, conforme apurado pela reportagem da 94FM junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação, ao longo de 2017 o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar repassou R$ 434.584,62 (para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) ao município. O montante é fruto de depósitos feitos na conta corrente 0000106461 do Banco do Brasil, agência 4336.

“Os conselheiros se perguntaram se diante de uma frota tão grande, não houve necessidade de revisão e troca de pneus e serviços de mecânica? Quem é o responsável pela administração desses recursos? E quais os procedimentos frente às necessidades?”, consta na ata. “Ficou acordado que será enviado oficio ao responsável pela frota para participar da próxima reunião, com o objetivo de esclarecimentos a respeito das dúvidas e, se necessário, será realizado um diálogo com o secretário de Educação”, documentaram os representantes do Conselho.


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