Confusão causada pela prefeitura põe ciclistas em risco na Marcelino Pires (veja vídeo)
Sem orientar a população, a administração municipal assume o risco de ver aumentar o já elevado índice de mortes no trânsito da cidade
Flagrante registrado por leitor da 94 FM no início da noite de ontem (24) mostra que a confusão causada pela Prefeitura de Dourados com a pintura de uma faixa na Avenida Marcelino Pires põe em risco a vida dos ciclistas. Dois deles foram filmados trafegando pela via rápida da principal e mais movimentada rua da cidade em pleno horário de pico.
Leia também:
-Nas ruas de Dourados há 9 meses, amarelinhos da Agetran não reduzem número de acidentes
-Você na redação: Veículo da Agetran comete infração gravíssima com placa ilegível
-Agetran diz não ter previsão de quanto arrecadaria com multas já emitidas
Em meio a veículos de todos os tamanhos, os ciclistas foram vistos percorrendo um trecho da Avenida que vai da Rua João Rosa Góes até a frente do Terminal Rodoviário. Foram pelo menos 16 quadras - ou aproximadamente um quilômetro e seiscentos metros – obrigando condutores com velocidade média de 60 km/h a executarem manobras bruscas de desvio ou frenagem para não atropelá-los.
Essa situação de risco foi motivada por uma confusão causada pela prefeitura. Segundo o servidor público Franz Mendes, um dos articuladores da faixa, ela destina-se ao uso de ciclistas para passeios de lazer aos domingos. E só será liberada para tal, a partir do mês de maio.
“Vou conversar com a prefeitura para que eles disponibilizem cavaletes em trechos da Marcelino Pires nesses domingos de passeio ciclístico para evitar que motoristas desavisados invadam a área destinada aos ciclistas”, informou Mendes à reportagem da 94 FM.
Até o momento, contudo, a prefeitura limitou-se a divulgar um informativo na imprensa sobre o uso da faixa pintada na Marcelino Pires. Placas foram instaladas ontem, mas nem um único agente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) foi visto dando orientações aos ciclistas que se expuseram ao risco no início da noite de quinta-feira.
Sem orientar a população, a administração municipal assume o risco de ver aumentar o já elevado índice de mortes no trânsito da cidade. De acordo com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), somente em março houve 200 acidentes no município. Quatro pessoas morreram, uma delas ciclista.
A prefeitura informou apenas que “inicialmente o uso da faixa exclusiva para ciclistas será apenas aos domingos, mas a intenção é, futuramente, adotar o sistema em todos os dias da semana”.
Assista ao vídeo: