Comandante do Corpo de Bombeiros alerta proprietários de estabelecimentos comerciais
Ele falou sobre as fiscalizações rigorosas e sobre a importância de projeto sobre prevenção de incêndio e pânico no comércio
O Comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, Ten Cel Edson Ferreira Pinto, e o Cabo Éden, estiveram visitando as instalações da rádio e do site da 94FM para tratar sobre um assunto de grande importância e que precisa de atenção por parte dos proprietários de estabelecimentos comerciais de Dourados, o certificado relativo à Prevenção Contra Incêndio e Pânico.
Segundo o comandante, após a tragédia que aconteceu em Santa Maria, na Boate Kiss, houve uma reformulação na Lei nº 1092 de 06 de setembro de 1990, que regulamenta a certificação dos estabelecimentos comerciais de qualquer segmento. O Corpo de Bombeiros fiscaliza e vistoria as edificações, podendo notificar, multar, cassar o alvará, interditar ou até mesmo embargar o prédio.
O estabelecimento que não seguir às normas poderá sofrer as sanções cabíveis. “Muitos estão se adequando, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Fizemos uma ação de conscientização, porém é preciso estar mais atento às fiscalizações rigorosas, pois aquele que for pego descumprindo a Lei será autuado”, declarou o comandante.
Ele lembrou também sobre a necessidade da liberação e vistoria pelo órgão em eventos temporários realizados com cunho social como shows artísticos, culturais e promocionais onde que há grande aglomeração de pessoas. “Por mais que o local esteja vistoriado, atendendo às normas técnicas de prevenção e tenha instalado os equipamentos de segurança, se ele colocar excesso de público o empresário compromete toda a estrutura”, explicou o Ten Cel.
Em casos de construção, inclusive de obras públicas, há necessidade dos profissionais de engenharia e arquitetura já desenvolverem o projeto atendendo todas as normas de segurança impostas pelo órgão. “Há inúmeras situações de edificações novas ficarem retidas por não terem o certificado”, pontuou.
Para o comandante, o grande equívoco dos empresários é acreditar que podem burlar as fiscalizações. “Culturalmente, a grande maioria ainda aposta no jeitinho brasileiro, só que a gente trabalha para atender e garantir a segurança das pessoas”, finalizou o ten cel.
O empresário que desejar obter mais informações poderá entrar em contato com o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Dourados, que fica à Rua Presidente Vargas, 1167, Vila Progresso.