Dourados arrecadou R$ 309 milhões e já empenhou R$ 373 milhões para despesas
Diferença entre o que município arrecadou e se comprometeu a pagar nos primeiros meses deste ano revela saldo negativo de R$ 63 milhões
Mesmo com uma arrecadação que desde janeiro superou R$ 309 milhões, neste mesmo período a Prefeitura de Dourados já empenhou para o pagamento de despesas um valor superior, de R$ 373 milhões. Disponíveis no Portal da Transparência do Município, os dados revelam que as contas públicas apresentam, no momento, déficit de R$ 63 milhões. Ao final de 2017, embora tenha ficado abaixo do estimado, o orçamento municipal fechou com saldo positivo de R$ 50,8 milhões.
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A reportagem da 94FM apurou nesta quarta-feira (2) que entre suas fontes de receitas, sejam por meio de impostos ou transferências estaduais e federais, o município obteve R$ 309.902.159,40 até agora. Em contrapartida, já saíram efetivamente dos cofres públicos municipais R$ 172.017.852,42, montante para despesas variadas, inclusive folha de pagamento de pessoal.
Embora os dados consolidados indiquem que ainda restam R$ 135.964.372,33, o portal da transparência revela que os empenhos da administração pública municipal desde janeiro somam R$ 373.378.498,90, valor R$ 63.476.339,50 superior ao arrecadado no mesmo período. Já o liquidado é de R$ 172.017.852,42.
De acordo com o Portal da Licitação, o valor empenhado refere-se ao montante que a administração pública "reservou para efetuar um pagamento planejado". "O empenho ocorre, por exemplo, após a assinatura de um contrato para prestação de serviço. Neste caso, quando o serviço for executado, o valor é liquidado e, quando o fornecedor de fato receber o valor, ele é considerado valor pago", detalha.
Sancionado pela prefeita Délia Razuk (PR) por meio da Lei nº 4.146 de 21 de dezembro de 2017, o orçamento de 2018 do município de Dourados é de R$ 916 milhões, valor R$ 36 milhões superior ao que havia sido aprovado para 2017. Contudo, no ano passado os cofres públicos municipais só obtiveram R$ 766.482.258,50, apesar das receitas estimadas fossem de R$ 880.000.000,00 para o período.
Ainda conforme os dados disponíveis no portal da transparência, ante a arrecadação de R$ 766.482.258,50, houve o empenho de R$ 724.256.241,97 para despesas, dos quais R$ 716.695.080,69 foram liquidados e R$ 715.669.725,45 pagos. Isso indica que a diferença entre o que entrou e o que saiu nos cofres municipais R$ 50.812.533,05.