Com Festa do Peixe adiada sem data para ocorrer, produtores vendem na Seleta
Tradicional evento aconteceria desta quarta-feira (17) até domingo (21) no Parque Rego D’Água, mas Prefeitura de Dourados adiou sem definir nova data
O adiamento da Festa do Peixe, anunciado pela Prefeitura de Dourados no início deste mês, deixou produtores de pescado em dificuldade. Sem o tradicional evento que aconteceria desta quarta-feira (17) até domingo (21) no Parque Rego D’Água, um grupo desses trabalhadores recorreu à Seleta para conseguir espaço para comercializar a produção.
No dia 5 de abril, a comunicação do governo Délia Razuk (PR) alegou “falha no processo licitatório” e informou não haver “tempo hábil” para realização dessa tradicional festa, que está em sua 15ª edição, “na data prevista”. Embora tenha dito que agendaria outra data, até agora não houve qualquer nova divulgação oficial a esse respeito.
Hoje, a 94FM apurou com Mauro Gilberto Santana, vice-presidente da Seleta Dourados e presidente nacional da Seleta do Brasil, que produtores de pescado o procuraram para conseguir um espaço destinado à comercialização dos produtos que haviam sido preparados para a Festa do Peixe.
“Vai começar a partir de amanhã [18] a comercialização de peixes na Seleta, conforme está no calendário, a partir das 8h até umas 18h. Mas alguns podem começar hoje. E vamos até na sexta-feira [19] umas 13h ou 14h.
Segundo ele, a disponibilização do espaço localizado na Avenida José Roberto Teixeira, no Jardim Flórida, ocorreu após o pedido de cinco produtores. “Foi uma solicitação dos produtores porque, com o cancelamento da Festa do Peixe da prefeitura, eles nos procuraram para fazer a comercialização dos produtos”, informou.
Mauro Gilberto Santana explicou ainda que não foi possível abrir espaço para mais produtores por questões burocráticas. “Em virtude do nosso espaço e do curto espaço de tempo desde que nos procuraram para realizar a venda na Seleta não havia tempo hábil para fazer toda a fase burocrática. Não poderíamos abrir para todos os produtores”, relata.
Quando anunciou o adiamento da 15ª Festa do Peixe, no dia 5 de abril, a Prefeitura de Dourados informou que iria reagendar o evento. “Por questão de legalidade e transparência foi considerado que a melhor opção é de reiniciar o procedimento [licitatório], trazendo a segurança pública necessária”, pontou em nota à imprensa
Além disso, a administração pública do município citou fala da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rose Ane Vieira, para garantir que buscava resolver a questão. “Entendemos a importância da Festa do Peixe para a população de Dourados, mas tão logo sejam resolvidas as questões burocráticas organizaremos o evento em data a ser designada”, disse à ocasião.