Chuva e vento forte derrubam árvores até na principal avenida de Dourados

Chuva e vento forte derrubam árvores até na principal avenida de Dourados

O vento forte que acompanhou a chuva da tarde desta terça-feira (31) em Dourados derrubou árvores e provocou estragos em diversos pontos da cidade. Uma das vias da Avenida Marcelino Pires teve o trânsito parcialmente interrompido após a queda de uma sibipiruna.

Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, às 13h29 Dourados registrou rajadas de vento de até 45 km/h, considerados muito fortes pela estação meteorológica local, que lançou um alerta.

Ainda de acordo com a Embrapa, em 44 minutos choveu o equivalente a 21.2 milímetros. Foi o suficiente para provocar alagamentos e danos na região central da cidade, além do Jardim Pantanal, Vila Cachoeirinha, e Jardim Flórida.

A Avenida Presidente Vargas também teve o trânsito parcialmente interrompido por causa da queda de árvore. Essa situação é constante em Dourados. No dia 20 de janeiro, uma chuva de 21 minutos acompanhada de ventos de 44 km/h derrubou 12 árvores.

Segundo especialistas, essas quedas acontecem porque algumas árvores estão fracas. Os motivos variam de doenças a manejo inadequado. No entanto, embora tenha um inventário arbóreo completo da cidade em mãos há três anos – produzidos por profissionais ligados à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o prefeito Murilo Zauith (PSB) mantém engavetado o Plano de Arborização do Município, que poderia evitar ou ao menos reduzir os riscos de quedas de árvores.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.