Centro de Pesquisa é inaugurado no HU-UFGD
Espaço fica sob a responsabilidade do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde
Na terça-feira (26), aconteceu a inauguração do Centro de Pesquisas do Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh e II Reunião com pesquisadores da UFGD. O espaço é de responsabilidade do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital.
O evento aconteceu no auditório do HU-UFGD e contou com a presença do superintendente Dr. Hermeto Macário Amin Paschoalick , dos gerentes Dr Thiago Pauluzi Justino (Gerente de Ensino e Pesquisa), Tiago Amador Correia (Gerente de Atenção à Saúde) e Danielly Vieira Capoano (Gerente Administrativa), da vice-reitora da UFGD, Profª Cláudia Gonçalves de Lima, colaboradores, residentes e acadêmicos.
As pesquisas científicas apresentam papel relevante no desenvolvimento em saúde. Propiciam oportunidades de treinamento e capacitações aos centros de pesquisa, bem como mudanças nas práticas assistenciais das instituições, agregando ainda o conhecimento científico e inovação tecnológica em saúde. Importa ressaltar que o paciente é uma das principais finalidades da Pesquisa. Por meio de protocolos de pesquisa bem delineados, são disponibilizados aos mesmos as melhores opções de tratamento, procedimentos e cuidados de saúde mais modernos.
O Centro de Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados iniciou suas atividades em maio de 2022, como consequência da implementação de ações por parte da Rede Ebserh no que tange à qualificação do cenário de prática do ensino e pesquisa. Além das pesquisas acadêmicas já existentes, tiveram início estudos provenientes do Programa de Iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh em Parceria com o CNPq, Elaboração de Documentos Técnicos da CTP-NATS, além de eventos de inovação.
Com o aumento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica no HU-UFGD, este centro de pesquisa representa um avanço, mas também um desafio no que tange a melhorar a vida da população que depende de hospitais de alta e média complexidade por meio do SUS, bem como captar mais pesquisadores e consolidar o HU-UFGD como um ambiente favorável ao desenvolvimento de estudos científicos. É de suma importância que o HU-UFGD tenha Centro de Pesquisa estruturado criando condições para formação profissional de qualidade, pesquisadores na área de saúde e novas tecnologias que ajudem a população.
A inauguração do Centro de Pesquisa propiciará o espaço para a condução de Pesquisas Clínicas pelos pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados. Tais pesquisas contribuirão para a economia do país e para a sustentabilidade do SUS, de modo que responda a desafios futuros relacionados à saúde da população.
A inauguração também teve a participação da Profª. Drª Márcia Midori que realizou uma palestra de abertura das atividades e da Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Lillian Dias Castilho Siqueira, que apresentou as ações dos setores.
“A pesquisa não é somente de quem pesquisa, mas também de quem aplica. O Centro além de ser um grande ganho para o hospital e comunidade, é um local de acolhimento, reparação e reconhecimento profissional e também uma ótima oportunidade de nos aproximarmos ainda mais da universidade”, explica Dr. Hermeto.
Para a Profª Cláudia, as vantagens do Centro de Pesquisa são inúmeros: “não somente a UFGD irá de beneficiar, mas outras instituições do Brasil e até de outras locais do mundo, uma vez que temos formandos que fixam residências em outros continentes”.
A Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Lillian Dias Castilho Siqueira, fez uma analogia do Centro com um avião que está pronto para decolar: “ ligamos nossas turbinas e estamos prontos para alçar grande voos”.
“Um dos tópicos mais relevantes do Centro é a possibilidade de pesquisas das ocorrências regionais. Em Dourados, por exemplo, temos muitos casos de dengue e chikungunya, que se convertem em inúmeras possibilidades de estudos e soluções”, finaliza o gerente, Dr. Thiago.
Após as ações no auditório, foi realizado o descerramento da placa inaugural do Centro do Pesquisas com as autoridades presentes, seguido de um coquetel que foi servido aos convidados.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.