CDR/UFGD digitaliza mais de 180 cadernos de documentos históricos da Prefeitura de Dourados

  • Redação com UFGD
Processo de digitalização de documentos está ocorrendo no CDR/UFGD (Foto: Divulgação/UFGD)
Processo de digitalização de documentos está ocorrendo no CDR/UFGD (Foto: Divulgação/UFGD)

O Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados (CDR/UFGD) está digitalizando documentos históricos da prefeitura de Dourados das décadas de 1930 a 1970. São cerca de 180 cadernos contendo leis, decretos, aforamentos, resoluções e outros documentos.

Desde 2019, representantes do CDR iniciaram visitas à Procuradoria Geral do Município, ao arquivo da prefeitura e ao museu municipal para levantamento da documentação existente. Na avaliação do coordenador do CDR, professor Carlos Barros Gonçalves, parcerias como essa são extremamente relevantes para a preservação da memória histórica e administrativa do Município, além de possibilitar novas pesquisas sobre a localidade.

Após a conclusão do projeto, os documentos originais serão devolvidos à Prefeitura Municipal. Os arquivos digitais ficarão tanto na prefeitura como na UFGD, à disposição para consultas. O material poderá ser fonte para pesquisas de profissionais da área da História, da Geografia e da Arquitetura, pois contém fontes documentais dos primeiros anos do município, informações que ainda não foram objeto de estudo.

O professor Carlos enfatiza que, apesar de se tratar de um acervo de documentos da prefeitura, o acervo não se limita a informações político-administrativas do município. “As fontes documentais que estão sendo digitalizadas revelam importantes aspectos do cotidiano douradense como os do trabalho, lazer, religiosidade, entre outros”, afirma Carlos.

Centro de Documentação Regional UFGD

O Centro de Documentação Regional é um laboratório vinculado à Faculdade de Ciências Humanas da universidade. Fundado em 1983, o CDR vem colecionando, há quase 40 anos, material documental e bibliográfico sobre o Mato Grosso do Sul, mas também o seu entorno, como os estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, e os países que mantêm relações históricas com a região, principalmente Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina.

O CDR está localizado na Unidade 2, atrás do prédio da Faculdade de Ciências Humanas/FCH. Possui cerca de 280 metros quadrados, abrangendo espaços para acervo, consulta, higienização, digitalização e administração e atende não apenas ao público universitário como também à comunidade em geral.

Os guias do acervo podem ser consultados no site da UFGD, clicando aqui. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-2315 ou pelo email [email protected] .

Algumas das mais de 180 pastas de documentos, que remontam à 1930 até 1970 (Foto: Divulgação/UFGD)
Algumas das mais de 180 pastas de documentos, que remontam à 1930 até 1970 (Foto: Divulgação/UFGD)

Jornalismo ACS/UFGD com informações da Prefeitura da Dourados.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.