‘’Cartório Cidadão’’ leva cidadania a estudantes de Dourados

O Projeto Cidadão já realizou palestras para mais de 700 alunos

  • Assessoria/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRF3
Foto: Divulgação/TRF3

A 18ª Zona Eleitoral de Dourados participou de mais uma edição do Projeto Cartório Cidadão do TRE-MS, no dia 05 de julho de 2022. Na ocasião a apresentação ocorreu na Escola Floriana Viegas Machado em Dourados, que contou a presença de 560 alunos do Ensino Médio.

Neste ano, no mês abril o projeto também reuniu 90 alunos na Escola Estadual Barão do Rio Branco em Douradina e, no mês de junho, 75 alunos no Colégio Lumière em Dourados.

Durante o evento os servidores do Cartório Eleitoral, Israel Lins e Thiago Almeida apresentaram temas relacionados à cidadania, à participação democrática através do voto, fazendo uma retrospectiva sobre o voto feminino e outras conquistas relevantes à participação da mulher.  Foram relembradas figuras históricas como Luis Gama e Malala Yusafsai, contextualizando suas histórias de vida com a dificuldade do exercício de direitos básicos como a liberdade ou o direito à educação.

Ao final do encontro é recapitulado aos alunos os cargos em disputa nas Eleições 2022, apresentada a urna eletrônica e esclarecidas as principais dúvidas relativas à segurança do processo eleitoral, preparação de sistemas, transmissão de resultados, confiabilidade e auditabilidade do processo eleitoral. Os alunos receberam cartilhas eleitorais disponibilizadas pelo TRE-MS.

Cartório Cidadão

O Projeto, realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral e os cartórios eleitorais do interior, conta com palestras nas escolas estaduais de ensino médio com o objetivo de esclarecer aos jovens sobre a importância do direito ao voto consciente, desinformação (Fake News), segurança da urna e do processo eletrônico de votação, sigilo do voto e Treinamento de Eleitores na urna eletrônica, bem como estimulá-los a realizar a inscrição eleitoral.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.