Camas que eram do HU e foram doadas ao Hospital da Vida estão deterioradas
Segundo Conselho de Saúde, de uma leva de oito camas, apenas duas ainda estavam em condições de serem restauradas
No início desta semana a redação da 94FM recebeu uma denúncia anônima, a qual reclamava do estado de conservação de antigas camas do HU (Hospital Universitário), que foram doadas para o HV (Hospital da Vida). Conforme revela a imagem, as camas estão enferrujadas e retorcidas.
O caso foi repassado para o Conselho Municipal de Saúde, que após conferencia no local, constatou que de uma leva de oito camas, apenas duas ainda tinham condições de restauração.
Desde semana passada o secretário de saúde do município, o médico Sebastião Nogueira, alardeou a doação das camas como uma solução para o caos no Hospital da Vida, que esta ação diminuiria a quantidade de pacientes internados no corredor.
Hospital Universitário
Questionado a respeito do estado das camas doadas ao HV, o HU, através de sua assessoria, explicou que as mesmas não são de propriedade da instituição e sim do governo do estado, o hospital tinha apenas o usufruto dos bens.
A assessoria do hospital ressaltou que a doação não ocorreu diretamente entre os hospitais. Primeiramente uma equipe do setor de almoxarifado do governo do estado compareceu ao HU e avaliou o estado das camas. Segundo a assessoria, foram eles que deram o aval para a doação. Ainda conforme o HU, a instituição disponibilizou a doação após receberem camas novas.
Após a avaliação os bens foram entregues à prefeitura de Dourados, que se encarregou de alocá-las onde julgou necessário.
Prefeitura
A redação entrou em contato com a assessoria da prefeitura a fim de compreender os critérios da doação, contudo, até o fechamento deste texto não havia obtido resposta.