Câmara de Vereadores de Dourados planeja gastar R$ 240 mil com lanches

Contrato celebrado em 2023 foi aditivado em R$ 47 mil e prevê fornecimento bolos, salgados, cachorro quente com duas salsichas e refrigerante de primeira linha, entre outros itens

Fornecimento de coffee-break, lanches e congêneres para atender as demandas da Câmara de Dourados fica mais caro (Foto: André Bento/Arquivo)
Fornecimento de coffee-break, lanches e congêneres para atender as demandas da Câmara de Dourados fica mais caro (Foto: André Bento/Arquivo)

Termo aditivo assinado em 19 de dezembro de 2023 pelo presidente da Câmara de Dourados, vereador Laudir Munaretto (MDB), prevê que o fornecimento de coffee-break, lanches e congêneres para atender as demandas da Casa de Leis ficará R$ 47.403,00 mais caro ao longo de 2024.

Esse serviço é prestado ao Legislativo municipal pela TCO Panificadora Ltda./ME por meio do Contrato nº 008/2023/DL/CMD, fruto do Pregão Presencial nº 002/2023, vencido pela empresa com proposta de R$ 193.450,00, abaixo do máximo estimado no edital, de R$ 214.787,50.

No entanto, de acordo com o portal da transparência da Câmara de Dourados, ao longo de 2023 foram pagos R$ 229.713,10 para a TCO Panificadora Ltda./ME.

Agora, com o aditivo que eleva em 24,50% o valor do vínculo contratual, o montante saltará para R$ 240.853,00, conforme o extrato do 1º Termo Aditivo do Contrato nº 008/2023/DL/CMD, publicado na edição de terça-feira (7) do Diário Oficial do Município.

A 94FM apurou no edital do Pregão Presencial nº 002/2023 que devem ser fornecidos cinco tipos de cardápios, além de sucos variados.

No cardápio tipo A, para solenidades institucionais, com custo unitário de R$ 31,00 e total de R$ 26.350,00,  são previstas 850 unidades, quais sejam:

1 Suco Natural de laranja, goiaba, caju, abacaxi, manga, maracujá ou uva. No mínimo 100ml.

2 Refrigerante de primeira linha.100ml

3 Refrigerante de primeira linha (zero açúcar). 100ml.

4 Pão de queijo ou chipa de 30 a 40g/cada no mínimo. 02 unidades

5 Pão Italiano recheado de presunto, queijo, tomate.40 a 50g/cada no mínimo. 01 unidade

6 Mini salgados (diversos: empada, coxinha, rissoles, esfirra, pastel, quibe, enroladinho de presunto e muçarela, bolinha de queijo e croissant) deverá conter no mínimo 4 tipos. 25 a 30g/cada no mínimo. 04 unidades

7 Bolo simples tipo "caseiro":(laranja, fubá, chocolate, milho, formigueiro). 70 a  80g/cada no mínimo. 01 fatia

8 Tábua de frios (presunto, queijo prato, provolone, muçarela, salaminho, peito de peru defumado, azeitonas verde e preta, palmito, frutas diversas no mínimo 4 frutas: (morango, manga, abacaxi, uva verde ou roxa, melão, melancia e kiwi). 300g por pessoa no mínimo.

9 Biscoitos tipo: (amanteigado, carolinas, fatias húngaras ou sequilhos). Mínimo 100g por pessoa.

O cardápio tipo B, para sessões ordinárias e extraordinárias, com custo unitário de R$ 23,00 e total de R$ 50.600,00, prevê 2.200 unidades:

1 Suco Natural de laranja, goiaba, caju, abacaxi, manga, maracujá ou uva. No mínimo 100ml.

2 Refrigerante de primeira linha. 100ml

3 Refrigerante de primeira linha (zero açúcar). 100 ml

4 Pão de queijo ou chipa de 30 a 40g/cada no mínimo. 02 unidades

5 Torta salgada recheada de frango ou palmito. Deverá pesar de 40 a 50g/cada no mínimo. 01 pedaço

6 Mini salgados (diversos: empada, coxinha, rissoles, esfirra, pastel, quibe, enroladinho de presunto e muçarela, bolinha de queijo e croissant) deverá conter no mínimo 4 tipos, o salgado de 25 a 30g/cada no mínimo. 4 unidades

7 Sopa paraguaia: deverá pesar de 40 a 50g/cada pedaço no mínimo. 01 pedaço

8 Bolo simples tipo "caseiro":(laranja, fubá, chocolate, milho, formigueiro), no mínimo de 70 - 80g por fatia. 01 fatia

9 Salada de frutas: (banana, maça, morango, mamão, laranja, melão, kiwi, melão, melancia, uva) - contendo no mínimo 4 tipos de frutas. Dispostas em  embalagens individuais. 100 g do mínimo.

10 Biscoitos tipo: (amanteigado, carolinas, fatias húngaras ou sequilhos). Mínimo 100g por pessoa.

Com 3.300 unidades, o cardápio tipo C, com custo unitário de R$ 23,00 e total de R$ 75.900,00, também é para sessões ordinárias e extraordinárias e inclui:

1 Suco Natural de laranja, goiaba, caju, abacaxi, manga, maracujá ou uva. No mínimo 100ml.

2 Refrigerante de primeira linha. 100ml. 100 ml

3 Refrigerante de primeira linha (zero açúcar). 100ml.

4 Cachorro quente: (pão de cachorro quente com 2 salsichas, molho de tomate, queijo e batata palha). Deverá pesar de 300 a 400g/cada no mínimo. 01 unidade

5 Sanduíches frios: Pão de forma branco fatiado, contendo: presunto e queijo, atum, maionese, salaminho, alface e tomate. 50 a 70g/cada no mínimo. 02 unidades

6 Salgado assado tamanho grande (pesando no mínimo de 155 a 220g/cada). Recheado de presunto e queijo e/ou peito de frango e catupiry. 02 unidades

7 Biscoitos tipo: (amanteigado, carolinas, fatias húngaras ou sequilhos). Mínimo 100g por pessoa.

No caso do cardápio tipo D, destinado a reuniões técnicas e de comissões, com custo unitário de R$ 23,00 e total de R$ 24.150,00, estão previstas 1.050 unidades:

1 Suco Natural de laranja, goiaba, caju, abacaxi, manga, maracujá ou uva. No mínimo 300ml.

2 Pão de queijo ou chipa de 30 a 40g/cada no mínimo. 02 unidades

3 Mini salgados (diversos: empada, coxinha, rissoles, esfirra, pastel, quibe, enroladinho de presunto e muçarela, bolinha de queijo e croissant) deverá conter no mínimo 4 tipos, o salgado deverá pesar de 25 a 30g/cada. 02 unidades

4 Sopa paraguaia: deverá pesar de 40 a 50g cada pedaço. 04 unidades

5 Bolo simples tipo "caseiro":(laranja, fubá, chocolate, milho, formigueiro), no mínimo de 70 - 80g por fatia. 01 pedaço

6 Salada de frutas: (banana, maça, morango, mamão, laranja, melão, kiwi, melão, melancia, uva) - contendo no mínimo 4 tipos de frutas dispostas em embalagens individuais. 01 fatia

7 Torradas. 20 a 25g/pessoa. 20 a 25 g.

8 Patê: (frango, atum, azeitona ou ricota). Deverá conter 2 sabores no mínimo. 40 a 50 g/pessoa.

9 Biscoitos tipo: (amanteigado, carolinas, fatias húngaras ou sequilhos). Mínimo 100g por pessoa.

Já o cardápio tipo E, para café da manhã, tem 525 unidades, com custo unitário de R$ 22,00 e total de R$ 11.550,00:

1 Suco Natural de laranja, goiaba, caju, abacaxi, manga, maracujá ou uva. No mínimo 300ml.

2 Pão de queijo ou chipa de 30 a 40g/cada no mínimo. 02 unidades

3 Torta salgada recheada de frango ou palmito. Deverá pesar de 40 a 50g cada pedaço. 01 pedaço

4 Sopa paraguaia: deverá pesar de 40 a 50g cada pedaço. 01 pedaço

5 Mini salgados (diversos: empada, coxinha, rissoles, esfirra, pastel, quibe, enroladinho de presunto e muçarela, bolinha de queijo e croissant) deverá conter no mínimo 4 tipos, o salgado deverá pesar de 25 a 30g/cada. 04 unidades

6 Bolo simples tipo "caseiro":(laranja, fubá, chocolate, milho, formigueiro), no mínimo de 25 - 30g. 01 fatia

7 Salada de frutas: (banana, maçã, morango, mamão, laranja, melão, kiwi, melão, melancia, uva) - contendo no mínimo 4 tipos de frutas. Dispostas em embalagens individuais de 100g.

8 Biscoitos tipo: (amanteigado, carolinas, fatias húngaras ou sequilhos). Mínimo 100g por pessoa.

O último item licitado prevê o fornecimento de 350 litros de suco natural de laranja, goiaba, caju, abacaxi, manga, maracujá ou uva, ao custo unitário de R$ 14,00 e total de R$ 4.900,00.

Foi estabelecido em edital que os itens como xícaras, pratos, copos, talheres, bandejas, jarras para suco, toalhas de mesa, guardanapos de papel, pegadores de alimentos, palitos, boleiras, deverão ser disponibilizados pela contratada afim de acondicionar e expor os alimentos, variando sua quantidade conforme a necessidade de cada evento e pedidos efetuados.

Presidente da Câmara de Dourados, vereador Laudir Munaretto celebrou termo aditivo ao contrato (Foto: Francielle Grott/CMD)
Presidente da Câmara de Dourados, vereador Laudir Munaretto celebrou termo aditivo ao contrato (Foto: Francielle Grott/CMD)

Pausa mental

Na justificativa da licitação, a Câmara de Dourados apontou a premissa de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e colaboradores, conforto, qualidade e melhoraria na produtividade dos serviços executados.

“Do ponto de vista prático, é certo que as atividades e eventos naturais a finalidade da Câmara (sessões ordinárias, extraordinárias, solenidades institucionais, reuniões técnicas, pregões) demandam tempo e dedicação de todos, ultrapassando por vezes lapsos de horários entre uma refeição e outra, considerados razoáveis, em razão de que a natureza do próprio evento não permite que os participantes retirem-se do recinto até o seu término, ocasionando  assim desgastes naturais que atrapalham o sadio andamento dos trabalhos”, pondera.

Posteriormente, considera ser de conhecimento “que lanche e congêneres tipo coffee-break, além de propiciar a alimentação, funciona como uma pausa mental que ajudam a manter as pessoas focadas, quando do retorno das atividades, acarretando por certo a manutenção de um bom desempenho na atividade proposta”.


Comentários
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  • Rita

    Rita

    Misericórdia, que absurdo, com tanta gente passando fome nas ruas,e nossos "ilustres" vereadores com essa fartura

  • Jucileny

    Jucileny

    Essa é nossa cidade!!! Onde falta insumos basicos nos postos de Saude entre Outros! E nossos representates estão como?? Vergonha e Indignação é o que sinto,por Ddos ser uma cidade, que teria tudo pra crescer e ser modelo se fosse bem administrada e representada.

  • Povo que se lask pra pagar

    Povo que se lask pra pagar

    ENGRAÇADO QUE O POVO QUE TRABALHA DURO PRA PAGAR O SALÁRIO DELES MAL TEM UM CAFÉ COM BOLACHA, SE FOR ASSIM É DIREITO IGUAL PARA TODOS OS CIDADÃO TEU UMA PAUSA COM LANCHINHO PARA A SAÚDE MENTAL!!! É CADA COISA!!!! Cada um que leve seu lanchinho e faz uns minutos de pausa, só falta falar que vão investir em poltronas que fibra pra desestressar o corpo !!! AFFFFFF