Calorão em Dourados foi 2ºC maior na região Oeste, que registrou garoa

Embrapa Agropecuária Oeste fez registros nas estações agrometeorológicas ativadas na sede e na Fazenda Experimental da UFGD

Registro foi feito pela estação agrometeorológica ativada na Fazenda Experimental da UFGD (Foto: Maximiliano Kawahata Pagliarini/Divulgação)
Registro foi feito pela estação agrometeorológica ativada na Fazenda Experimental da UFGD (Foto: Maximiliano Kawahata Pagliarini/Divulgação)

A iniciativa da Embrapa Agropecuária Oeste de ativar uma nova estação agrometeorológica em Dourados possibilita apurar que na tarde desta terça-feira (10) o calorão está dois graus celsius mais intenso na região Oeste do município, foi registrada precipitação pluviométrica de 2.2 milímetros, uma garoa.

Nessa localidade, os equipamentos instalados na Fazenda Experimental do Curso de Ciências Agrárias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) desde 1º de maio de 2022 registraram sensação térmica máxima de 36.1ºC às 13h15 de hoje.

Pouco antes, às 12h30, a estação agrometeorológica localizada há mais de 40 anos na sede da Embrapa Agropecuária Oeste, na região Sul de Dourados, apurou 34.1ºC.


Em ambos os casos, foi emitido alerta de muita atenção por riscos à saúde humana com base no critério da NOAA (National Weather Service Office) dos Estados Unidos. “O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e a saúde das pessoas”, indica.

Outro dado disponível indica que choveu 2.2 milímetros na região Oeste, onde a temperatura mínima foi de 17.3ºC às 5h13 e a máxima de 33.2ºC às 13h07. Na região Sul, sem registro de precipitação pluviométrica, os termômetros variaram, até agora, de 19.6ºC às 5h05 para 33.1ºC às 12h29.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.