Banco de Leite do HU necessita urgente de doações
Nessa época do ano, as doações têm um rendimento menor, por isso, acabam prejudicando a alimentação dos bebês que estão internados no hospital.
Com as festas de final de ano e o período em que muitas pessoas viajam, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) tem contabilizado queda nas doações de leite materno, o que pode prejudicar a alimentação dos recém-nascidos internados.
Dessa forma, os colaboradores do Banco de Leite Humano (BLH) convocam as mães que estão em período de aleitamento para que entrem em contato com o setor, a fim de se tornarem doadoras.
Uma equipe capacitada vai até a casa da doadora, realiza visitas preliminares, orienta a voluntária sobre como fazer para tirar o leite de maneira correta e recolher o material coletado.
Além da coleta externa, feita na casa das voluntárias, o procedimento é realizado também com as mães que estão com seus filhos internados no HU-UFGD. Todos os dias, elas doam o leite, que é diretamente empregado na alimentação de seus bebês. Já o material coletado externamente, é transportado até o hospital e passa por um processo de pasteurização no BLH antes de ser usado.
Atualmente, o Banco de Leite Humano é o único de Dourados e conta com dez colaboradores, que atuam nas consultas individuais para a retirada do leite, nas visitas domiciliares para a coleta e em todo o processo de pasteurização do leite até que ele esteja pronto para o consumo dos bebês.
O telefone para contato com o Banco de Leite Humano do HU-UFGD é o (67) 3410-3002.