Avenida Guaicurus tem iluminação ativada em trecho já duplicado
Um sonho acontecendo. Essa é a avaliação que o servidor público federal Franz Mendes faz do andamento das obras de duplicação da Avenida Guaicurus. No início da noite desta terça-feira (23) ele publicou em rede social uma foto que mostra um trecho já duplicado com a iluminação ativada. A obra, que deveria ter sido entregue em agosto, foi orçada pelo Governo do Estado em R$ 32 milhões e compreende mais de 14 quilômetros da MS-162 que ligam o centro de Dourados à cidade universitária, ao aeroporto e às instalações militares.
Franz Mendes é presidente da Comissão Pró-Duplicação da Guaicurus. Na legenda da imagem que publicou, descreveu que o trecho iluminado é o de acesso ao aeroporto e às universidades Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). “À direita o caminho e a iluminação exclusiva da ciclovia. Que alegria ver um sonho de muitos acontecendo”, pontuou na postagem.
Para a reportegem da 94 FM, Franz explicou que foi hoje ao trecho especialmente para ver e registrar aquele cenário. "Esse pedaço foi fruto de uma proposta na primeira reunião que fizemos com o secretário Giroto e seus técnicos, numa sala da Uems no dia cinco de maio de 2010", informou.
A duplicação da Avenida Guaicurus é uma reivindicação antiga da população douradense. Ainda no início dos anos 2000 houve manifestações de produtores rurais e moradores dos distritos de Itahum e Picadinha por melhorias naquele trecho da MS-162. Desde então foram executadas obras de alargamento da pista, mas a expansão da cidade universitária tornou imprescindível a duplicação.
E é justamente essa duplicação que começa a tomar forma, conforme o registro fotográfico do servidor público federal. Coordenada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a obra tem orçamento de R$ 32 milhões e prevê pistas alargadas para 7 metros cada, com acostamentos de 2,5 metros, além de iluminação e ciclovia.
Em maio de 2013, o secretário de Estado de Obras Públicas e Transportes, Edson Giroto, colheu as últimas sugestões da Comissão Pró-Duplicação para incorporar ao projeto. À ocasião, anunciou que tudo estaria pronto até agosto deste ano.
Além de ligar o centro de Dourados à cidade universitária, ao aeroporto e a distritos, a Avenida Guaicurus também dá acesso às instalações do Exército Brasileiro, onde atuam militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do 28º Batalhão Logístico. Mais de 40 pessoas já morreram vítimas de acidentes, de acordo com a Comissão Pró-Duplicação.