Associação dos Voluntários do HU-UFGD atua na humanização do atendimento e acolhimento a pacientes e familiares
Fundada em maio de 2016, associação desenvolve ações em favor do Hospital Universitário Universidade Federal da Grande Dourados
Com mais de cem filiados, a Associação dos Voluntários do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (AVHU-UFGD) completou, em maio deste ano, sete anos de fundação.
Entre as principais ações e projetos desenvolvidos, destaca-se a construção da Capela Ecumênica no hospital, com material proveniente de doações e mão de obra totalmente voluntária, o apoio ao Curso de Formação de Doulas Comunitárias, que contou com três edições entre 2017 e 2019, sessões de musicoterapia junto aos pacientes da Psiquiatria, Biblioteca Móvel, Hospedagem Solidária e o Salão de Beleza na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.
“O objetivo maior da Associação é proporcionar o melhor acolhimento possível aos pacientes, acompanhantes e familiares. Para mim, ser voluntária no HU é uma realização pessoal. É muito gratificante ver o brilho no olhar das pessoas que, mesmo em meio ao sofrimento, recebem conforto e alento com as nossas ações”, relata a presidente da AVHU, Liobeth Mattos Kojima Soares, que está iniciando o terceiro mandato à frente da entidade.
“Eu comecei a fazer visitas aos pacientes por meio do Serviço de Capelania e, por conta desse trabalho, a Superintendência do hospital nos convidou para participar da criação da Associação. Eu aceitei e fui, inclusive a presidente da primeira diretoria. Desde então, nunca me desliguei da AVHU, mesmo quando não estive na diretoria. Sou completamente apaixonada por esse serviço”, conta Beth.
“Acredito que a maior importância do voluntariado está na orientação das atividades do hospital pelo ponto de vista dos usuários. Além de apontar as estratégias e ações necessárias, eles também nos ajudam a equipar a instituição com materiais de difícil aquisição formal, como brinquedos, por exemplo. Para o HU-UFGD, é uma honra receber a dedicação dessas pessoas”, afirma o superintendente do hospital, Hermeto Macario Amin Paschoalick.
Voluntariado
No Brasil, o voluntariado é regulamentado pela Lei 9.608/1998, e o dia 28 de agosto foi instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado, por meio da Lei 7.352/85. A Assembleia das Nações Unidas define os termos “voluntariado”, “serviços voluntários” e “atividades voluntárias” como “uma ampla gama de atividades realizadas voluntariamente em benefício da sociedade em seu conjunto e sem que a retribuição econômica seja o principal fator de motivação”.
O voluntariado é uma prática positiva não apenas para quem recebe a ajuda, mas também para o próprio voluntário, pois permite que pessoas e comunidades participem em seu próprio crescimento. Conforme a UNV (ONU Voluntários), “através do voluntariado, cidadãos constroem sua resiliência, aumentam sua base de conhecimento e ganham senso de responsabilidade pela sua comunidade. A coesão social e a confiança são fortalecidas através de ações voluntárias individuais e coletivas, levando a resultados sustentáveis de pessoas para pessoas”.
Junte-se à AVHU-UFGD
Qualquer pessoa pode contribuir com doações em dinheiro para a AVHU:
Banco: Sicredi
Agência: 0903
Conta corrente 82749-6
Para se associar ou obter mais informações, envie e-mail para [email protected] .
Rede Ebserh
O HU-UFGD faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.