Aeromodelo criado por estudantes de engenharia da UFGD vai participar de campeonato nacional
Entre os dias 2 e 5 de novembro, a equipe Aracuã Aerodesign estará representando a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em São José dos Campos/SP, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, durante a 5ª Competição SAE Brasil de Aerodesign. A equipe é formada por 21 estudantes dos diferentes cursos da Faculdade de Engenharia da UFGD. Eles criaram um avião em miniatura, um aeromodelo, que foi selecionado para participar desta competição em nível nacional.
A equipe foi formada a partir de um projeto de extensão que iniciou em 2018, com professores e estudantes do curso de Engenharia de Energia. Com o passar do tempo, estudantes de outras engenharias passaram a se interessar pelas informações da área aeronáutica e entraram na equipe. Anualmente, o projeto Aracuã Aerodesign vem participando do Torneio de Acesso para a competição e, agora em 2023, o grupo conquistou a classificação para a competição, na categoria regular.
Os estudantes estão muito orgulhosos em representar a UFGD em uma competição nacional e com grandes expectativas para o evento, pois será um momento para fazer contato com professores e estudantes de outras universidades, bem como com profissionais de multinacionais como a Mercedes-Benz, Siemens, Chevrolet, entre outras.
O coordenador do projeto de extensão, professor Ramon Eduardo Pereira Silva, informa que o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades na indústria de produção de aeronaves e profissionais formados em outras áreas da engenharia podem se especializar em aeronáutica. “Esses acadêmicos podem, futuramente, buscar um curso de especialização, mestrado ou doutorado em Engenharia Aeronáutica, em instituições como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP campus de São Carlos)”, explica Ramón.
Além de apresentar aos estudantes os conhecimentos básicos da área de engenharia aeronáutica, o projeto Aracuã Aerodesign oferece as condições para que os estudantes desenvolvam a prática de gestão de um projeto complexo, o que é um diferencial na formação acadêmica e profissional. O aeromodelo foi inteiramente desenvolvido e executado pela equipe, com a utilização de materiais como madeira balsa, chapas de alumínio, monokote (revestimento), filamento TPU, e aço.