Acordo judicial busca mais leitos de UTI em Dourados
O Ministério Público Federal (MPF) em Dourados e o Ministério Público Estadual (MP/MS) conseguiram fechar acordo judicial que disponibiliza leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os pacientes adultos da rede pública de saúde do município. Pela proposta, os pacientes serão atendidos na unidade da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), pelos próximos 10 dias, a contar da assinatura do acordo, dia 13.
O atendimento está condicionado à existência de vagas e deve ser custeado solidariamente por União, estado e município, ao custo de R$ 1675,52, por dia e por leito utilizado.
Nova audiência para discutir o assunto foi marcada para o próximo 24, já que a solução é provisória e foi adotada para solucionar o problema da falta de leitos na rede pública de Dourados. O Hospital do Coração também foi instado a colaborar mas, ao menos por hora, entendeu não ser possível fazê-lo.
A prefeitura se comprometeu a finalizar obras no Hospital da Vida, para acrescentar mais 10 leitos de UTI à rede pública do município. União e governo do estado se comprometeram a aparelhar a UTI, com aporte de R$ 100 mil por leito, em recursos federais.