3º Festival de Graffiti da UFGD terá atrações culturais e o público poderá circular pelo prédio da Reitoria

  • Assessoria/UFGD
A edição de 2017 grafitou os muros da Unidade 1 (Foto: Divulgação/UFGD)
A edição de 2017 grafitou os muros da Unidade 1 (Foto: Divulgação/UFGD)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estará aberta ao público neste final de semana, das 13h às 22h, durante a realização da terceira edição do Festival de Graffiti, que terá intervenções artísticas, exposição de arte, apresentações musicais e oficinas.

A programação será realizada no prédio da Reitoria - Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso - e os visitantes poderão acompanhar de perto a produção de grafites nos muros externos e na caixa d'água localizada dentro da Unidade 1.

As obras terão como tema “A cultura de paz e não violência", tendo sido os grafiteiros previamente selecionados por meio de edital da Coordenadoria de Cultura da UFGD. Na categoria nacional, o primeiro colocado foi Renato Lui Masson e o segundo foi Denis de Oliveira Pinho. Já na categoria regional, o primeiro lugar foi conquistado por Lucas Bernardo da Silva e o segundo lugar por Matheus Freitas Ramalho Freire.

Durante o evento, o público poderá circular pelo pátio da Unidade 1 e conferir a exposição de arte com fotografias, pinturas, esculturas, objetos e gravuras de vários artistas, entre eles Raique Moura, Zilá Soares, Maria de Lourdes Fantinato e Marlon Beraldo. Esse acervo foi adquirido por meio de concursos realizados nos anos de 2014 e 2015 e foi reunido pelos organizadores do Festival para ser instalado temporariamente nos corredores do prédio da Reitoria.

Quem gosta de música e de teatro também será contemplado com as atrações que a Coordenadoria de Cultura está organizando para os dias 8 e 9 de outubro. Uma participação confirmada é a DJ Gabis, que se apresentará na quadra de esportes, das 16h às 18h, de sábado.

Somando-se à programação do Festival de Graffiti, o 12º O Balaio - Feira Criativa ocupará a rua em frente à Unidade 1, das 17h às 22h no sábado e das 15h às 20h no domingo. Serão 160 expositores com artesanatos diversos, praça de alimentação e música ao vivo. Essa será a segunda edição do Balaio em parceria com a Coordenadoria de Cultura da UFGD.

Além da Unidade 1, o Centro de Educação Infantil (CEI), localizado na Unidade 2 (Cidade Universitária), receberá uma das obras selecionadas para o Festival de Graffiti, pois representa a educação de crianças como um caminho para a paz.

O Festival ainda terá oficinas abertas à comunidade, direcionadas para públicos determinados, de 5 a 7 de outubro. Esse tipo de arte urbana será apresentado por Lucas Bernardo, na quarta-feira (05/10), para as crianças do CEI da UFGD; por Matheus Freitas, na quinta-feira (06/10), para os jovens da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, e por Renato Masson e Denis Pinho, na sexta-feira (07/10), para os adolescentes que estão na Unidade Educacional de Internação em Dourados (UNEI).

A CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA

O tema desta edição integra o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 16 da Organização das Nações Unidas (ONU). Como parte desse objetivo estão alguns pilares para a promoção da cultura da paz como: o desarmamento, os direitos humanos, a solidariedade, a alteridade, o respeito, a tolerância, o direito de ser e pertencer, o desenvolvimento sustentável, a igualdade entre gêneros e a participação democrática.

Informações adicionais sobre o Festival podem ser obtidas na Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (COC/PROEX) pelo e-mail: [email protected] .


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.