Presidente do TRF3 recebe ministra Maria Thereza de Assis Moura

Desembargadora federal Marisa Santos se reuniu com presidente eleita do STJ

  • Assessoria/TRF3
Magistrados da 3ª Região estiveram presentes no encontro  (Foto: Divulgação/TRF3)
Magistrados da 3ª Região estiveram presentes no encontro (Foto: Divulgação/TRF3)

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, recebeu, na última sexta-feira (29/7), no Gabinete da Presidência, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Thereza de Assis Moura. 

Na ocasião, a ministra entregou, em mãos, o convite da solenidade de posse do novo corpo diretivo do STJ para o biênio 2022-2024, a ser realizada no dia 25 de agosto. Maria Thereza de Assis Mouta será a nova presidente, acompanhada do ministro Og Fernandes, futuro vice-presidente. Os dois também assumirão o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Eles substituirão o atual presidente, ministro Humberto Martins, e o vice-presidente, ministro Jorge Mussi, cuja gestão se encerra no final de agosto.

Além da presidente do TRF3, estiveram presentes na reunião os desembargadores federais Nino Toldo, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, Carlos Delgado, José Lunardelli e Sérgio Nascimento; e os juízes federais Mônica Aparecida Bonavina Camargo, Otávio Henrique Martins Port e José Denilson Branco.

 Maria Thereza de Assis Moura

A ministra Maria Thereza de Assis Moura é natural de São Paulo, onde iniciou sua trajetória profissional e acadêmica. Mestre e doutora em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP) – instituição na qual também leciona –, tem especialização em direito penal econômico pela Faculdade de Coimbra, em Portugal.

Ministra do STJ desde 2006 e atual corregedora nacional de Justiça, a magistrada obteve o reconhecimento internacional pela participação ativa na comunidade jurídica, atuação que a levou a integrar o Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial, da Organização das Nações Unidas (ONU).

No STJ, a ministra atuou na Sexta Turma e na Terceira Seção – exercendo a presidência de ambos os colegiados de direito penal –, além de integrar, desde 2011, a Corte Especial.

Maria Thereza foi também ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2014 a 2016, exercendo as funções de corregedora-geral eleitoral entre 2015 e 2016, ministra auxiliar da propaganda de 2013 a 2014 e ministra substituta do TSE de 2013 a 2014; ocupou, ainda, os cargos de diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), corregedora-geral da Justiça Federal e vice-presidente do STJ – este último, de 2018 a 2020.

Og Fernandes

Nascido no Recife, o ministro Og Fernandes se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1974. Também é bacharel em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde lecionou como professor auxiliar a disciplina direito processual penal. Atuou como repórter, advogado, juiz de direito e desembargador.

Ministro do STJ desde 2008, integrou a Terceira Seção e a Sexta Turma. Presidiu a Sexta Turma no biênio 2012-2014. Foi membro da Comissão de Regimento Interno do tribunal e corregedor-geral da Justiça Federal.

Atualmente, o magistrado compõe a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma (da qual foi presidente no período 2015-2017), integra o Conselho de Administração e preside a Comissão de Documentação do tribunal. É diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.