Prazo para alistamento eleitoral termina em uma semana

  • Assessoria

O prazo para que a população do Estado possa realizar a inscrição eleitoral, solicitar a transferência do local de votação e alterar os dados cadastrais termina a exatos sete dias. O cronograma do fechamento do cadastro no dia 7 de maio será cumprido em todo o País, para que desta forma todos os eleitores que estiverem em débito com a Justiça Eleitoral tenham plenas condições de exercer o direito de voto nas Eleições Gerais de outubro de 2014.

O cidadão interessado deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo ou, na Capital, além do Fórum Eleitoral, um dos Postos de Atendimento ao Eleitor (Práticos), tendo em mãos um documento pessoal com foto e um comprovante de residência expedido nos últimos doze meses. Jovens do sexo masculino, maiores de 18 anos e que farão o título eleitoral pela primeira vez, também devem apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Além do prazo do alistamento eleitoral, também termina no dia 7 de maio o prazo para que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial, que contém instalações de fácil acesso e que atendam às normas da ABNT.

Atendimento – Em virtude do Feriado Nacional de 1º de maio, Dia do Trabalhador, nenhum dos postos de atendimento da Justiça Eleitoral estarão funcionando nesta quinta-feira.

Na sexta-feira (02), a Central de Atendimento, no Parque dos Poderes, atenderá das 08h às 18h, e estará aberta das 08h às 17h neste final de semana (dias 3 e 4 de maio). Nos dias 5, 6 e 7, dias antecedentes ao prazo, a Central também ficará aberta das 8h às 18h.

Os Práticos, localizados nas proximidades dos terminais General Osório, Aero Rancho e Guaicurus, permanecem atendendo das 8h às 14h durante todo o período.

Os Cartórios Eleitorais do interior do Estado, que seguem o planejamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), funcionarão normalmente das 12h às 18h.