Polícia prende falso advogado que aplicava golpes em bolivianos em SP
Polícia prende falso advogado que aplicava golpes em comunidade boliviana na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. Além de se apresentar como advogado, José Moisés da Silva, de 58 anos, atuava como pastor de uma igreja evangélica frequentada pelas vítimas.
Ele foi detido no início da noite desta segunda-feira (22) por investigadores do 19º Distrito Policial, da Vila Maria.
Segundo os policiais, Silva ganhou a confiança de famílias de bolivianos que frequentavam a igreja, localizada na Avenida Guilherme Cotching, número 770. Assim, ele passou a oferecer serviços jurídicos aos bolivianos.
Uma das vítimas, um mecânico, chegou a pagar R$ 40 mil por um apartamento que nunca conheceu. E a uma dona de casa, o estelionatário prometeu obter uma pensão vitalícia para o filho dela, que é portador de necessidades especiais.
Desconfiado, o responsável pela congregação procurou a delegacia do bairro, e o falso advogado passou a ser investigado. José Moisés da Silva foi preso na própria igreja, no momento em que se preparava para aplicar mais um golpe.
Pelo menos 15 pessoas já o denunciaram à polícia, mas esse número pode ser bem maior. O golpista, que já esteve preso durante 12 anos por vários crimes, teria dado um prejuízo de cerca de R$ 500 mil às vítimas. Ele foi autuado em flagrante por estelionato.